O Globo lança campanha publicitária contra fake news

Com objetivo de ampliar suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas fake news –, o jornal O Globo criou campanha publicitária que será veiculada em diferentes mídias. As peças da ação têm a missão de reforçar atributos como a credibilidade e a confiança em conteúdos feitos por profissionais que checam detalhes das informações publicadas.

De acordo com o veículo, a campanha foi criada internamente. Os assinantes do jornal receberam por e-mail link para assistir aos filmes em primeira mão. O material inclui:

  • Spots em rádio e filmes com a narração dos colunistas Míriam Leitão, Ancelmo Gois e Merval Pereira;
  • Peças de mídia out-of-home (OOH) no metrô do Rio de Janeiro e no parque gráfico do jornal;
  • Anúncios impressos n’O Globo e também nas revistas Época e Imprensa, além de peças digitais nos canais do Globo.

“O Globo é o primeiro grande veículo de mídia a lançar campanha contra fake news no Brasil”, afirma o jornal ao lançar a iniciativa. As peças trazem frases como “mentira tem pernas curtas. Mas cauda longa”, “onde há fumaça, há fogo. Ou não” e “o que os olhos não veem a gente investiga”.

“A campanha é aderente aos princípios de um jornalismo de credibilidade. É o nosso papel estimular e provocar as pessoas para que compartilhem apenas o que é uma notícia verdadeira e checada por veículos de credibilidade”, declara o diretor de marketing consumidor da Infoglobo, Cristiano Santos.

É isso mesmo?

A campanha publicitária complementa projeto iniciado por O Globo em março deste ano, quando o jornal lançou blog feito por grupo de jornalistas especializados em checagem de fatos. De acordo com o veículo, o ‘É isso mesmo?’ foi criado para combater problema que vem ganhando força em todo o mundo e virou alvo de preocupação dos principais grupos de mídia dos Estados Unidos, da Europa e também do Brasil.

A equipe de checagem de fatos, inicialmente, conta com sete profissionais e é coordenada pelo jornalista Fábio Vasconcellos. O grupo orienta todos os integrantes da redação de O Globo a fazer checagens.

“Existem mais de cem iniciativas de fact-checking em 47 países, e essa é uma atividade, sem dúvida, importante. Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa: é isso mesmo? Outra coisa importante é que vamos continuar com o nosso núcleo de jornalismo de dados, que busca e trata dados abertos para a produção de reportagens e análises”, afirma Vasconcellos.

Na internet, entre 2014 e 2015, O Globo já contava com blog que fazia fact-checking (checagem de fatos): o ‘Preto no Branco’ que, de acordo com o impressa, foi o embrião da nova iniciativa. O blog teve seu ápice durante as últimas eleições presidenciais no Brasil.

 

 

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Estudos abordam desafios vividos por produtores de pirarucu

José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…

13 horas ago

Thales expande as ofertas de plataforma de segurança de dados como serviço da CipherTrust

A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…

13 horas ago

Tatuador gaúcho, Kleber Soares, vence a Tattoo Week como Melhor do Evento

Evento consagra Kleber Soares na categoria Melhor do Evento pelo domínio do estilo Colorido

13 horas ago

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago