O Globo lança campanha publicitária contra fake news

Com objetivo de ampliar suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas fake news –, o jornal O Globo criou campanha publicitária que será veiculada em diferentes mídias. As peças da ação têm a missão de reforçar atributos como a credibilidade e a confiança em conteúdos feitos por profissionais que checam detalhes das informações publicadas.

De acordo com o veículo, a campanha foi criada internamente. Os assinantes do jornal receberam por e-mail link para assistir aos filmes em primeira mão. O material inclui:

  • Spots em rádio e filmes com a narração dos colunistas Míriam Leitão, Ancelmo Gois e Merval Pereira;
  • Peças de mídia out-of-home (OOH) no metrô do Rio de Janeiro e no parque gráfico do jornal;
  • Anúncios impressos n’O Globo e também nas revistas Época e Imprensa, além de peças digitais nos canais do Globo.

“O Globo é o primeiro grande veículo de mídia a lançar campanha contra fake news no Brasil”, afirma o jornal ao lançar a iniciativa. As peças trazem frases como “mentira tem pernas curtas. Mas cauda longa”, “onde há fumaça, há fogo. Ou não” e “o que os olhos não veem a gente investiga”.

“A campanha é aderente aos princípios de um jornalismo de credibilidade. É o nosso papel estimular e provocar as pessoas para que compartilhem apenas o que é uma notícia verdadeira e checada por veículos de credibilidade”, declara o diretor de marketing consumidor da Infoglobo, Cristiano Santos.

É isso mesmo?

A campanha publicitária complementa projeto iniciado por O Globo em março deste ano, quando o jornal lançou blog feito por grupo de jornalistas especializados em checagem de fatos. De acordo com o veículo, o ‘É isso mesmo?’ foi criado para combater problema que vem ganhando força em todo o mundo e virou alvo de preocupação dos principais grupos de mídia dos Estados Unidos, da Europa e também do Brasil.

A equipe de checagem de fatos, inicialmente, conta com sete profissionais e é coordenada pelo jornalista Fábio Vasconcellos. O grupo orienta todos os integrantes da redação de O Globo a fazer checagens.

“Existem mais de cem iniciativas de fact-checking em 47 países, e essa é uma atividade, sem dúvida, importante. Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa: é isso mesmo? Outra coisa importante é que vamos continuar com o nosso núcleo de jornalismo de dados, que busca e trata dados abertos para a produção de reportagens e análises”, afirma Vasconcellos.

Na internet, entre 2014 e 2015, O Globo já contava com blog que fazia fact-checking (checagem de fatos): o ‘Preto no Branco’ que, de acordo com o impressa, foi o embrião da nova iniciativa. O blog teve seu ápice durante as últimas eleições presidenciais no Brasil.

 

 

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Interactive Brokers lança opções diárias sobre o CAC 40® Index

A Interactive Brokers (Nasdaq: IBKR), uma corretora eletrônica global automatizada, anunciou hoje a disponibilidade de…

22 minutos ago

Brightcove integra nova solução de IA generativa impulsionada por AWS para aperfeiçoar seu premiado atendimento ao cliente

Brightcove (NASDAQ: BCOV), a empresa de tecnologia de transmissão digital mais confiável do mundo, compartilhou…

32 minutos ago

Keyloop conclui aquisição da Automotive Transformation Group (ATG)

A Keyloop, uma empresa mundial de tecnologia automotiva, anunciou hoje a conclusão da aquisição da…

38 minutos ago

Brightcove integra nova solução de IA generativa impulsionada por AWS para aperfeiçoar seu premiado atendimento ao cliente

Como líder do mercado de transmissão digital, o fornecedor de tecnologia de vídeo se tornou…

43 minutos ago

Lenovo avança foco na segurança do cliente com nova resiliência cibernética como serviço (Cyber Resiliency as a Service) impulsionada por IA

Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY), a potência tecnológica mundial, lançou sua nova Cyber Resiliency as…

45 minutos ago

LambdaTest eleva a segurança e o desempenho com proxy SOCKS5 e suporte HTTP/2

LambdaTest, uma plataforma líder de testes unificados baseada em nuvem, anunciou funcionalidades aprimoradas em seu…

52 minutos ago