O jornal O Globo está focando cada vez mais na oferta de conteúdo para plataformas digitais. Depois de unificar a redação com o diário Extra em janeiro, momento em que o diretor Ascânio Seleme contou à reportagem do Portal Comunique-se que os meios além do impresso passariam a ter atenção especial, a empresa de mídia apresentou um combo digital de serviços. Desde a última semana, a publicação conta com novo site para versão mobile, mais produção de vídeo, conteúdo em formato podcast e envio de newsletter.
A nova “cara” de O Globo em dispositivos móveis foi pensada para carregar as páginas de forma mais ágil e facilitar a navegação, destacando o que é reportagem, o que é “especial publicitário” e o que é artigo de colunista da casa. Nos materiais enviados por e-mail para a base de assinantes, a chamada newsletter, a equipe reforça que o modelo foi “totalmente reformulado”, com a intenção de oferecer o tipo de conteúdo predileto para cada fatia do público. Nesse formato, são quatro informativos por dia: duas edições com as principais notícias publicadas no site (manhã e noite), uma com artigos dos colunistas conhecidos como “Gente d’O Globo” e a última com os editoriais do jornal.
Para quem gosta de usar a internet para acompanhar vídeos, O Globo deu início à produção de dois programas, sendo transmitidos às segundas e sextas. Apresentado pela jornalista Carolina Morand, editora-assistente do caderno ‘País’, o ‘Porque hoje é segunda’ tem meia hora de duração e vai ao ar às 10h. Para dar o pontapé no fim de semana, o ‘Porque hoje é sexta’ é lançado às 16h. As duas atrações audiovisuais são exibidas ao vivo no site de O Globo e na fan page mantida pelo veículo. As produções contam com as participações de repórteres, editores e colunistas.
Também na lista de novidades, o podcast intitulado de ‘Pop Zêra’ objetiva ligar a marca O Globo com o público mais jovem. Dessa forma, o conteúdo em áudio dá vez a assuntos voltados à cultura pop, girando em torno de temas sobre música, cinema e séries. O time do ‘Segundo Caderno’, suplemento focado em pautas culturais, é o responsável pela produção do material. Além disso, o veículo passa a pensar em infográficos e animações. Os estilos diferenciam a Infoglobo no mercado, avalia o diretor-geral Frederic Kachar. “Estamos entregando algo diferente, que tem valor”, comenta o executivo.
Diretor de redação de O Globo, Ascânio Seleme afirma que todas as novidades foram pensadas no público leitor, que cada vez mais consome conteúdo multimídia. “Eles é que mandam. Eles é que serão determinantes para o nosso futuro. A ideia é ter condições de mostrar para o leitor que, sem isso, ele não estará bem informado”, diz o jornalista-gestor. O diretor pontua, ainda, que a publicação passa a levar em consideração os horários nobres da web. “Sempre que o leitor bater os olhos nas nossas plataformas digitais, vai ver conteúdo novo e diferenciado”.
Diretor-executivo de mercado anunciante da Infoglobo, Felipe Goron dá a entender que os novos serviços de conteúdo vão fazer com que a equipe comercial de O Globo passe a trabalhar ainda mais com big data, valorizando possíveis acordos com o ambiente publicitário. “Os novos produtos digitais devem gerar oportunidades interessantes para os nossos clientes, à medida que aumentamos o engajamento, o tempo de navegação e o conhecimento dos hábitos e interesses das nossas audiências, seremos mais efetivos nas soluções aos anunciantes”, afirma Goron.
Protagonismo feminino negro está redefinindo padrões e impulsionando a inclusão na indústria da beleza.
Uma das principais adaptações a serem feitas por empresas e envolvidos com Fundos de Investimento…
Formada por crioterapia, meia de compressão e liberação miofascial, a prática é recomendada para atletas…
Com apoio do Governo do estado do Rio de Janeiro, SETUR e Turisrio, a primeira…
Especialista ressalta a importância do varejo saber se preparar para esse momento para que tenham…
Instituição promoverá um evento voltado para pais, alunos, professores e convidados, que será realizado no…