TCC

O ‘Mundo Down’ é tema de TCC de estudantes de jornalismo

down - jornalismo - tcc

Jhenifer Schmitt  e Felippe Pereira, formandos  do curso de jornalismo do Centro Universitário Estácio de São José (SC), fizeram uma grande e completa reportagem de TV sobre a Síndrome de Down, intitulada “Mundo Down”, Vidas que têm a Síndrome.

Uma matéria emocionante e muito informativa. São 31 minutos de reportagem, contando a história de sete famílias que passam pela experiência de ter um de seus membros com Síndrome de Down. A dupla ouviu também diversos especialistas, que explicam o que é a SD e mostram, na prática diária, que é possível proporcionar a estas pessoas uma vida plena e cheia de realizações. Os profissionais dão ênfase à estimulação precoce das crianças, para que elas possam desenvolver todo o seu potencial.

O objetivo de contar estas experiências, dizem os estudantes, é ajudar na conscientização da sociedade sobre a Síndrome. ”Ainda existe muito preconceito e queremos ajudar a mudar esta realidade”, diz Jhenifer. Outro objetivo dos dois alunos é que a matéria sirva de inspiração para futuros pais de crianças com SD. Além das histórias individuais de superação, os alunos trazem dados importantes sobre a síndrome, como a sua prevalência na sociedade.

Os dois alunos contam que sempre quis  fazer um TCC que trouxesse à tona um tema de cunho social, mas a inspiração mesmo chegou com o nascimento da irmã mais nova de Jhenifer, a pequena  Valentina, que tem Síndrome de Down. ”Vi muito medo e receio nos olhos do meu pai, e percebi que ainda se sabe muito pouco sobre este tema.  Eu queria mostrar para ele que minha irmã poderá ter uma vida normal, desde que seja feita toda a estimulação. Acredito que com esta reportagem, conseguimos mudar a visão dele”, diz. O conteúdo da reportagem “Mundo Down, Vidas que têm a Síndrome”  está disponível no YouTube. Vale a pena assistir:

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino