O poder da comunicação – artigo de Hélio Júnior

Vivemos numa era de crise econômica, de crise política e muitos perguntam o que os historiadores vão falar sobre este atual momento no futuro. Apesar de todos estes fatos marcantes nestes segmentos, em um futuro, talvez não muito distante, este período que hoje vivenciamos será “A Era da Comunicação”. É difícil que algo venha apagar a força que a comunicação exerce neste atual momento, interferindo diretamente na crise, nos governos, nos políticos, e em praticamente tudo a nossa volta.

Já vivemos uma era da agricultura, quando quem detinha o poder era quem tinha muitas terras, plantações e animais. O que falar da era industrial, com as enormes fábricas e milhares de funcionários. Isso, sim, era ter poder. Hoje, tem poder, quem tem informação, mas é preciso saber passar bem esta informação. Perceba que o melhor médico não é necessariamente aquele que sabe mais medicina. Ele tem que aliar a sabedoria a boa comunicação com o paciente. Saber ouvir e entender as queixas e dores, ao mesmo tempo, passar a segurança necessária para todo tratamento. Isso é comunicação pura.

O melhor advogado também é aquele que conhece bem das leis, mas aquele que sabe se comunicar com o seu cliente. Que sabe ouvir e repassar suas orientações e as estratégias, além, é claro, de saber se comunicar muito bem no júri, perante, juiz e promotores. Todos nós já tivemos um professor intelectual, mestre em sua área, mas que não sabia passar o conteúdo, se comunicar com os interlocutores. Na era da comunicação é assim. O melhor político, o melhor gestor, é aquele que tem informações e dados sua gestão, mas é aquele que se comunica melhor com a sociedade cheia de anseios e com todas as possibilidades que a era da comunicação proporciona.

*Hélio Júnior. Mestre em Comunicação.

*Artigo publicado originalmente na Folha de Pernambuco.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago