Opinião

O que é comunicação integrada e por que é tão importante para a sua empresa?

Quando alguém fala em comunicação integrada no âmbito corporativo, logo vem à cabeça o conceito do uso de diversos canais ou plataformas para a divulgação de conteúdo relevante para uma empresa, seja para gerar brand awareness, melhorar a reputação da marca ou trazer conhecimento sobre o setor em que ela atua. E, de fato, na literatura sobre comunicação, a definição de Philip Kotler de comunicação integrada é “aquela que abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação”. Para ele, “a integração contínua e permanente dessas atividades deve ocorrer para que a mensagem seja concisa e uniforme”.

Leia mais:

Até aí, todos concordamos com a definição. No entanto, a comunicação corporativa para empresas B2B vai além de integrar atividades comunicacionais e tem como função também estar alinhada aos objetivos de negócios da empresa, de maneira que ajude as empresas a chegarem ao que projetam em termos de resultados. Apesar de ser uma atividade meio e não fim, a comunicação corporativa, para que seja realmente integrada, deve falar com o público que, de alguma maneira, faz parte do processo de compra do produto ou a adoção da solução, ou, como chamamos aqui na aboutCOM, as personas. E, para cada uma dessas personas existem níveis ou estágios de comunicação que podem fazer com que a decisão da compra seja mais efetiva.

Se eu entendo que tenho um problema, estou mais propenso a comprar

Não faz sentido persuadir o seu público a adquirir o seu serviço ou produto, se ele ainda nem sabe que tem essa necessidade. É por isso que os conteúdos que abordam conhecimento do setor em que atua de maneira mais genérica podem fazer o seu potencial cliente, ou persona, entrar no seu funil de vendas (aproveitando os conceitos de marketing e aplicando-os na comunicação).

Quando sua persona reconhece que tem um problema, aquilo vira uma dor e a sua comunicação deve estar orientada a mostrar que existe uma solução para isso. Só depois dele saber que existe essa solução, é que chega o momento de apresentar a sua empresa como a melhor opção para resolver essa dor. Esse é o caminho que queremos que a persona de um cliente percorra e que chamamos aqui na aboutCOM de funil de influência.

Finalmente, chegamos às ferramentas

A partir desse momento, partimos, agora sim, para a diversificação das ferramentas de comunicação para conseguir atingir as personas dos nossos clientes em todas as etapas do funil. A espinha dorsal do discurso são as personas e o funil de influências. É desse jeito que é possível alinhar os objetivos de qualquer negócio com uma comunicação mais efetiva que, com certeza, será mais eficaz.

Na aboutCOM acreditamos que a comunicação é feita por e para humanos e, por isso, eles devem estar no centro de qualquer estratégia, independentemente das ferramentas a serem utilizadas, é por isso que acreditamos também na ampliação do conceito de comunicação integrada com o objetivo de alinhar negócios e comunicação.

*Manuel Quilarque é gerente de contas na agência de comunicação aboutCOM.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Chef Guto Medeiros apresenta a “Mandioca de Rolo” no Mesa São Paulo 2024

Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…

10 horas ago

A Uniphore foi reconhecida no Deloitte Technology Fast 500™ de 2024 como uma das empresas de crescimento mais rápido da América do Norte

Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…

10 horas ago

Estados Unidos, China e Reino Unido lideram o ranking mundial de adoção de IA segundo a Global AI Vibrancy Tool do HAI

A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…

10 horas ago

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

10 horas ago