Quando alguém fala em comunicação integrada no âmbito corporativo, logo vem à cabeça o conceito do uso de diversos canais ou plataformas para a divulgação de conteúdo relevante para uma empresa, seja para gerar brand awareness, melhorar a reputação da marca ou trazer conhecimento sobre o setor em que ela atua. E, de fato, na literatura sobre comunicação, a definição de Philip Kotler de comunicação integrada é “aquela que abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação”. Para ele, “a integração contínua e permanente dessas atividades deve ocorrer para que a mensagem seja concisa e uniforme”.
Até aí, todos concordamos com a definição. No entanto, a comunicação corporativa para empresas B2B vai além de integrar atividades comunicacionais e tem como função também estar alinhada aos objetivos de negócios da empresa, de maneira que ajude as empresas a chegarem ao que projetam em termos de resultados. Apesar de ser uma atividade meio e não fim, a comunicação corporativa, para que seja realmente integrada, deve falar com o público que, de alguma maneira, faz parte do processo de compra do produto ou a adoção da solução, ou, como chamamos aqui na aboutCOM, as personas. E, para cada uma dessas personas existem níveis ou estágios de comunicação que podem fazer com que a decisão da compra seja mais efetiva.
Não faz sentido persuadir o seu público a adquirir o seu serviço ou produto, se ele ainda nem sabe que tem essa necessidade. É por isso que os conteúdos que abordam conhecimento do setor em que atua de maneira mais genérica podem fazer o seu potencial cliente, ou persona, entrar no seu funil de vendas (aproveitando os conceitos de marketing e aplicando-os na comunicação).
Quando sua persona reconhece que tem um problema, aquilo vira uma dor e a sua comunicação deve estar orientada a mostrar que existe uma solução para isso. Só depois dele saber que existe essa solução, é que chega o momento de apresentar a sua empresa como a melhor opção para resolver essa dor. Esse é o caminho que queremos que a persona de um cliente percorra e que chamamos aqui na aboutCOM de funil de influência.
A partir desse momento, partimos, agora sim, para a diversificação das ferramentas de comunicação para conseguir atingir as personas dos nossos clientes em todas as etapas do funil. A espinha dorsal do discurso são as personas e o funil de influências. É desse jeito que é possível alinhar os objetivos de qualquer negócio com uma comunicação mais efetiva que, com certeza, será mais eficaz.
Na aboutCOM acreditamos que a comunicação é feita por e para humanos e, por isso, eles devem estar no centro de qualquer estratégia, independentemente das ferramentas a serem utilizadas, é por isso que acreditamos também na ampliação do conceito de comunicação integrada com o objetivo de alinhar negócios e comunicação.
*Manuel Quilarque é gerente de contas na agência de comunicação aboutCOM.
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