Categories: Comunicação

O que é e como funciona a alocação de profissionais de TI?

Cerca de 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A tendência segue em crescimento, com 90% das empresas da América Latina propensas a aumentar os investimentos em tecnologias emergentes, segundo estudo da Harvard Business Review Analytic Services. É neste ponto que aumentam as oportunidades para os que atuam no setor e surgem as dúvidas aos que precisam contratar mão de obra qualificada. 

Entre as várias profissões que abarcam o setor tecnológico, TI é destaque. O número de vagas na área cresceu 86% em 2022, segundo dados do portal Infojobs, em comparação a 2021. Entretanto, há uma lacuna entre a oferta e o número de profissionais – tanto que, no ano passado, a Federação Assespro, representante das empresas brasileiras de TI, propôs um pacote de medidas aos candidatos à presidência para reverter a “falta de mão de obra qualificada no setor”. 

A falta de especialistas, déficit de competências ou mesmo falta de experiência dos profissionais são apontados como obstáculos enfrentados pelos executivos ouvidos pela pesquisa da Harvard Business. Neste sentido, o serviço de alocação de profissionais de TI surge como alternativa.

Também conhecido como Body Shop, no Brasil, ou IT Staff Augmentation, nos EUA, a alocação consiste em, temporariamente, ter os serviços de profissionais de TI com expertise para desenvolver projetos junto à equipe contratada de uma determinada empresa. Ou seja, trata-se de um serviço terceirizado em que companhias contratam profissionais da área para executar atividades pontuais e por tempo específico. 

Leonardo Pasquali, especialista em inovação de software e CEO da Pasquali Solution, afirma que para uma empresa não especialista recrutar profissionais, não é uma tarefa fácil. “Quando uma empresa especialista atua no recrutamento, ela libera que seu cliente escale e expanda de maneira mais rápida e eficiente seus projetos”, diz. 

O body shop TI também reduz custos de contratação, facilita o acesso a profissionais especializados em determinadas funções, sendo uma opção para necessidades pontuais.

“Existem questões de pontualidade dos projetos, o que significa que quando estes finalizam, perde-se o sentido em se manter tantos funcionários diretos e o próprio ato de terceirização, que ajuda as empresas a focarem mais seus core business”, completa Pasquali.

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Garimpo ilegal toma Amazônia e desafia mineração responsável

Após quase dobrar território ocupado em apenas dez anos, garimpo ilegal se transforma em um…

10 horas ago

Energy Dome assina acordo comercial estratégico com o Google

Pela primeira vez no setor, Energy Dome e Google firmam parceria para fornecer energia livre…

10 horas ago

O relatório de julho de Prova de Reservas da Bitget apresenta um aumento de 45% nas participações de usuários em Bitcoin (BTC)

VICTORIA, Seychelles, July 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas e…

10 horas ago

MultiBank.io coopera com Fireblocks para tornar realidade a visão de US$ 10 bilhões em RWA.

O MultiBank Group, a maior instituição de derivativos financeiros do mundo, anunciou que sua divisão…

1 dia ago

Novas trilhas sonoras Bang 2, T8, T8 Mini e Trip 2 da Tronsmart: emoção ao ar livre e relaxamento em ambientes fechados

A Tronsmart redefine o áudio portátil com design avançado e som potente para iniciar aventuras…

1 dia ago

Andersen Consulting expande atuação em IA e transformação digital com a Rysun

A Andersen Consulting fortalece suas capacidades em inteligência artificial e transformação digital por meio da…

1 dia ago