Categories: noticias-corporativas

O que é realmente urgente na Reforma Administrativa do Brasil

Curitiba, Paraná 31/7/2020 – O poder público não precisa fazer investimentos em setores onde a iniciativa privada tem mais capacidade de gestão e controle

O ponto fundamental da Reforma Administrativa, que está em planejamento no Brasil, é que o poder público não precisa fazer investimentos em setores onde a iniciativa privada tem mais capacidade de gestão e controle. Esta é a visão do professor Marcos Traad, que tem formação e experiência em Gestão Pública. E que já ocupou várias funções, como a Direção do Detran do Paraná em duas gestões, modernizando o atendimento, e também a carreira de professor da PUC, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Para Traad, se a máquina estatal não atrapalhar, já estará prestando um bom serviço à nação. E ele alerta para a situação do momento: “A chegada da pandemia de Covid-19 mostrou a importância de contar com um serviço público ágil, qualificado, ético e bem remunerado. E que realmente atenda a todos, nas áreas essenciais. O Brasil agora se deu conta do número impressionante de pessoas que dependem do apoio governamental. E isso mostra que não podem mais ser permitidas atrocidades com o serviço público, setor que é indispensável no atendimento da população. Em momentos de crise é urgente estabelecer estratégias, definir o que é justo, e fazer a reforma que realmente é necessária no momento.

Para Traad, a reforma é urgente para levar resultados à sociedade: “Parte-se do princípio de que o problema se concentra na falta de eficiência, burocracia, alto contingente de servidores públicos, ou nos seus supostos altos vencimentos. E a partir destas hipóteses, a ação de muitos políticos tem sido a de desqualificar a importância dos serviços públicos, na busca de um “Estado Ausente”.

O professor relaciona outros desafios para realizar a Reforma Administrativa no Brasil: “Chegar a uma reforma eficaz no poder público, sem desencadear o justo sentimento de perda de direitos, é uma tarefa das mais difíceis. Primeiro porque hoje só há desconfiança e expectativa de manobras políticas, levando a sacrifícios e objetivos que não resolvem, ou não são cumpridos. E mais uma vez a política vai seguir culpando os servidores públicos como os vilões da história”, acrescenta o professor.

Outro desafio para realizar esta reforma é definir o que realmente é atribuição do Estado, e o que não é, acrescenta Marcos Traad: “O mais comum é não discutir o assunto com consciência, procurando apenas buscar o equilíbrio das contas, através do aumento dos tributos, para financiar o aparato estatal. Mas hoje a questão está no limite, e não há mais como transferir o ônus da crise para a população. É urgente agir sem subterfúgios, que servem somente para enganar o público”.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

IEG: solução educacional é direcionada nos CSCs brasileiros

O Impulse for Shared Services Teams, foi criado pelo IEG para atender nas necessidades de…

14 horas ago

Mudanças climáticas aumentam os riscos à saúde da pele

Com a elevação progressiva dos índices de radiação UV por conta das mudanças climáticas, a…

14 horas ago

Austrália é o destino predileto para estudos e imigração

Dados do teste de idiomas PTE da Pearson revelam que a maioria dos candidatos brasileiros…

14 horas ago

Obras em Steel Frame exigem planejamento e precisão técnica

Para construir com segurança em Steel Frame é essencial um planejamento rigoroso, com cálculo preciso…

14 horas ago

Foz do Iguaçu (PR) terá festas e atividades de Réveillon

Foz tem expectativa de ocupação superior a 90% na rede hoteleira; sócio-proprietário do Del Rey…

14 horas ago

São Paulo vive bom momento em relação ao turismo no país

Dados divulgados pela prefeitura mostram que a capital irá encerrar o ano com maior desempenho…

14 horas ago