Categories: noticias-corporativas

O que é realmente urgente na Reforma Administrativa do Brasil

Curitiba, Paraná 31/7/2020 – O poder público não precisa fazer investimentos em setores onde a iniciativa privada tem mais capacidade de gestão e controle

O ponto fundamental da Reforma Administrativa, que está em planejamento no Brasil, é que o poder público não precisa fazer investimentos em setores onde a iniciativa privada tem mais capacidade de gestão e controle. Esta é a visão do professor Marcos Traad, que tem formação e experiência em Gestão Pública. E que já ocupou várias funções, como a Direção do Detran do Paraná em duas gestões, modernizando o atendimento, e também a carreira de professor da PUC, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Para Traad, se a máquina estatal não atrapalhar, já estará prestando um bom serviço à nação. E ele alerta para a situação do momento: “A chegada da pandemia de Covid-19 mostrou a importância de contar com um serviço público ágil, qualificado, ético e bem remunerado. E que realmente atenda a todos, nas áreas essenciais. O Brasil agora se deu conta do número impressionante de pessoas que dependem do apoio governamental. E isso mostra que não podem mais ser permitidas atrocidades com o serviço público, setor que é indispensável no atendimento da população. Em momentos de crise é urgente estabelecer estratégias, definir o que é justo, e fazer a reforma que realmente é necessária no momento.

Para Traad, a reforma é urgente para levar resultados à sociedade: “Parte-se do princípio de que o problema se concentra na falta de eficiência, burocracia, alto contingente de servidores públicos, ou nos seus supostos altos vencimentos. E a partir destas hipóteses, a ação de muitos políticos tem sido a de desqualificar a importância dos serviços públicos, na busca de um “Estado Ausente”.

O professor relaciona outros desafios para realizar a Reforma Administrativa no Brasil: “Chegar a uma reforma eficaz no poder público, sem desencadear o justo sentimento de perda de direitos, é uma tarefa das mais difíceis. Primeiro porque hoje só há desconfiança e expectativa de manobras políticas, levando a sacrifícios e objetivos que não resolvem, ou não são cumpridos. E mais uma vez a política vai seguir culpando os servidores públicos como os vilões da história”, acrescenta o professor.

Outro desafio para realizar esta reforma é definir o que realmente é atribuição do Estado, e o que não é, acrescenta Marcos Traad: “O mais comum é não discutir o assunto com consciência, procurando apenas buscar o equilíbrio das contas, através do aumento dos tributos, para financiar o aparato estatal. Mas hoje a questão está no limite, e não há mais como transferir o ônus da crise para a população. É urgente agir sem subterfúgios, que servem somente para enganar o público”.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

15 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

15 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

15 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

15 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

15 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

15 horas ago