O que foi discutido no 1º evento da Abril sobre branded content?

Na última semana, a Abril realizou o Branded Content Talks, primeiro evento da empresa sobre o tema. O evento foi realizado no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e contou com a presença de convidados que possuem expertise no assunto, além de mais de 500 pessoas presentes na plateia.

Durante o evento, foram realizados três palestras e um painel com objetivo de discutir algumas das questões que giram em torno do branded content: se é uma tendência permanente ou moda passageira, de que forma é possível criar conteúdo de valor e vencer a dicotomia igreja e estado, entre outros pontos. Na abertura, o presidente do Grupo Abril, Arnaldo Tibyriçá, reforçou a necessidade de discutir a tendência que se mostra importante no mundo da comunicação.

Ex-presidente do Grupo Abril, Walter Longo deu início à sua palestra ressaltando que a batalha não é mais apenas por audiência, e sim por atenção. O profissional explicou como funciona o Índice de Potencial de Conteúdo (IPC), que norteia o processo de produção do branded content.

“Para medir o IPC, são considerados três aspectos: expertise, ou seja, a propriedade que a marca tem para falar sobre determinado assunto; exposição, que avalia quanto aquele tema já foi exposto e explorado na mídia; e a expectativa do público em relação a ele”, disse Longo.

Relevância, verdade e significado

Diretora do Estúdio ABC, Patrícia Weiss esclareceu, no início de sua apresentação, que publicidade e branded content não são a mesma coisa. “Publicidade é o que uma marca quer dizer, enquanto branded content é quando a marca materializa o conteúdo que a audiência quer falar a respeito”, disse.

Patrícia avalia que tudo se transformou a partir do impacto da tecnologia e da internet na vida das pessoas. Em sua visão, a audiência mudou, vive dispersa, não tolera mais interrupção e nem intrusão de mensagens desinteressantes, consome e compartilha um conteúdo quando quer e quantas vezes desejar, porque lhe interessou, não porque pertence a uma marca.

Além disso, a executiva considera como o maior desafio para as marcas hoje conseguir capturar a atenção e o tempo das pessoas. Assim, o branded content bem-sucedido é aquele concebido a partir de três pilares essenciais: relevância, verdade e significado, como acontece no caso das narrativas de marca que conectam e engajam a audiência criando valor e também alavancando vendas, porém sem ser um momento de venda explícita da marca, materializando o encontro do propósito da marca com o insight humano.

Valor de entrega

Na última palestra do evento, o gerente de estratégia digital da Abril, Edson Ferrão, falou sobre como mensurar o valor da entrega em branded content. Exemplificando a percepção de envolvimento da audiência, o profisisonal apresentou case desenvolvido pelo Estúdio ABC para o Bradesco.

Segundo o executivo, antes da campanha de branded content, o banco era o quarto colocado no ranking que mostrava as instituições financeiras que as pessoas mais associavam ao envolvimento com cultura. Após as divulgações, o Bradesco subiu uma posição.

Para finalizar o encontro, foi realizado painel com os profissionais Ana Laura Ornellas Sivieri, do marketing institucional da Braskem; Daniela Cachich, VP de marketing foods da PepsiCo; Rachel Muller Galvão, marketing manager da Nestlé; João Ciaco, brand marketing da Fiat; e Guilherme Jahara, CCO da F.biz. Com mediação de Patrícia Weiss, os participantes deram suas próprias visões sobre a importância e as melhores formas de fazer branded content.

Conexão com o mercado

Durante o encontro, foi anunciado o lançamento de plataforma de conversa e conexão do ABC com o mercado, com intuito de entender e debater com critério, profundidade e consistência o amplo e desafiador território do branded content.

Além do Branded Content Talks – que está previsto para acontecer anualmente –, será lançado, em breve, o programa Branded Content Talks IN STUDIO, que será gravado no estúdio Abril e disponibilizado mensalmente. Neste projeto, profissionais do mercado serão convidados a falar sobre suas experiências, os cases desenvolvidos pelo mercado brasileiro e internacional e aspectos principais dos projetos da área: o processo completo, desde a origem até o momento que impacta a audiência, a estratégia de marketing e comunicação, o briefing, a criação e a produção colaborativa, assim como a distribuição e a performance do conteúdo.

 

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

13 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

13 horas ago