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O que um grupo seleto de Software Houses no Brasil descobriu para crescer mesmo em meio à crise

Existia uma previsão otimista para o crescimento do setor de software no Brasil antes do início da pandemia, porém esse cenário mudou quando a quartena foi instaurada, mas um grupo de empresários do setor descobriu como criar um posicionamento único e continuam crescendo mesmo em meio a crise, o que eles descobriram?

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Cabo Frio, Rio de Janeiro 7/5/2020 – O que apenas algumas software houses descobriram para continuar crescendo em meio a quarentena, aproveitando oportunidade e criando novas formas de negócios

No dia 07 de fevereiro de 2020 a IDC Brasil divulgou os resultados do seu estudo sobre tendências de Mercado. De acordo com o relatório, o setor de TI deve seguir com alta de 5,8% em 2020, porém com a chegada da pandemia ao Brasil esses números mudaram e muitas empresas de Software do Brasil entraram em desespero, mas existe um pequeno grupo de software houses que continuam crescendo acima dessa margem, é o que afirma o especialista em modelos de negócios escaláveis para software houses, Thulio Bittencourt.

Thulio Bittencourt destaca que as medidas desesperadas e o fato de viverem mais preocupados com o fim do mês do que com o fim do mundo, é o que transformou diversas software houses em empresas extremamente frágeis, sem organização a nível de negócios e que vivem reféns de clientes mudando a todo momento seu planejamento, é o famoso quem grita mais ganha.

Segundo ele, mas de 80% dos empresários que entram para os seus grupos de mentoria chegam extremamente despreparados a nível de modelo de negócios e posicionamento de marca, esse segundo item ele faz questão de destacar como sendo um dos fatores essenciais de sucesso para as software houses que continuam crescendo em meio a crise.

O posicionamento de marca é um processo contínuo onde os diferenciais oferecidos são relevantes para o público. Uma empresa que tem um posicionamento de marca bem consolidado atrai a percepção do público e em momentos de crise o dinheiro circula em direção a onde está a atenção das pessoas.

Fica a pergunta: “Sua software house tem realizado ações de marketing e posicionamento com o foco de atrair a atenção das pessoas, ou você tem esperado que os clientes venham até você?”

Segundo Thulio Bittencourt, a resposta a essa simples pergunta já é capaz de identificar se sua empresa tem tido dificuldades em meio a crise ou não, pois uma nova forma de fazer negócios no setor de software surgiu e as software houses que querem sobreviver e se tornarem lucrativas, precisam se adaptar.

A forma que a software house ocupa um espaço na mente do cliente está ligada diretamente à estratégia de marketing, mesmo que pareça um desafio fazer marketing para gerar esse tipo de valor. Portanto com as estratégias certas é possível encantar seus clientes e tornar sua marca forte  no mercado.

Milhares de software house têm dificuldade de se reinventarem e se manterem líderes no mercado. Isso se deve ao fato de terem o pensamento voltado para pagar contas no fim do mês e não percebem as várias oportunidades e necessidades de seu público que poderão mudar totalmente o rumo de suas histórias.

O que algumas software houses têm feito para se manterem na liderança do mercado?

Thulio Bittencourt, especialista em modelos de negócios escaláveis para software houses, hoje mentora um grupo de empresários  de software do Brasil que se reúnem e discutem estratégias de negócios, a fim de se colocarem na liderança do mercado e juntos preverem as novas tendências. 

Nesse grupo estimula-se que os empresários exercitem a cognição para alcançarem o crescimento exponencial de suas empresas, abordando exemplos utilizados nas grandes startups unicórnios do Brasil e do mundo. 

Thulio Bittencourt é um empresário experiente no que se diz respeito a modelos de negócios escaláveis para Software Houses e desenvolveu um modelo replicável para levar software houses a superarem os 7 dígitos de faturamento anual, mesmo se elas hoje, ainda, possuem poucos clientes, vários empresários de todo o país vêm se destacando e alcançando números incríveis com técnicas e ferramentas de aquisição,  ativação e consolidação do cliente,  aprendidas,  testadas e aprimoradas por cada um deles.

Perguntados sobre o que mudou depois de participar da Sala dos Mestres de Software do Thulio Bittencourt, o empresário Rodrigo Marchiori  da empresa RAM Solutions respondeu:

“Esse grupo foi um divisor de águas em nossa empresa, aqui você acorda para a vida! Nós, empresários, vimos que não devemos somente trabalhar, mas gozar das coisas boas da vida, família, sentimentos, coisas da vida pessoal.   Eu não consigo descrever essa experiência de participar da Sala dos Mestres de Software. Aqui dentro é ensinado a fazer o que se adapta melhor ao seu negócio,  estimula o empresário a sair da inércia e se mover rumo ao sucesso que sua empresa almeja. Eu esperava algo e fui surpreendido com a quantidade de conteúdos e aprendizados”.

Seu sócio Luiz Gustavo complementa: “A  Sala dos Mestres tem nos ensinado muitas coisas, desde a família ao bem estar da empresa.  Compartilhamos estratégias de vendas, gestão da empresa e principalmente a saúde da mesma, entendemos que quando isso vai bem, tudo flui muito bem. Às vezes não é que a estratégia esteja errada mas dentro da sala aprendemos formas de obter melhores resultados em menos tempo.

Diante destes depoimentos demonstrando resultados de sucesso, procurou-se o empresário Thulio Bittencourt para saber mais sobre a mentoria que tem revolucionado as empresas de Software do Brasil. 

Thulio Bittencourt relata:

“Nos últimos 3 anos, convivi com muitos empresários de automação comercial do Brasil que para minha surpresa, ainda estavam na alucinante busca do código perfeito.  Se tornou cada vez mais recorrente a busca por ajuda em seus modelos de negócio isso chamou muito a minha atenção, pois a cada consultoria prestada os feedbacks recebidos eram incríveis.

Eles estavam sendo totalmente disruptivos, indo de contra a cultura que por muitas das vezes já estava enraizadas em suas empresas, sendo diferente dos 34% das empresas que quebraram no mercado de software do Brasil, porque começaram a investir o seu tempo de maneira correta e não com aplicações que não serviam para nada.

Foi então que resolvi criar um grupo para debater estratégias de negócio e revolucionar definitivamente o ramo de Software no Brasil.

Durante esse período de acompanhamento e encontros, os resultados já estão aparecendo para os participantes, melhor que influenciar na curva de crescimento dos negócios é definitivamente FAZER PARTE DA HISTÓRIA deles e essa é a nossa missão.”

Thulio Bittencourt

Instagram @thuliobittencourt

WhatsApp para saber mais sobre os programas de mentoria
(22) 98858-7385

Website: http://www.thuliobittencourt.com/p/empreendedorismo

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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