Categories: Opinião

O que você vem fazendo diante da crise no jornalismo?

Os últimos anos estão sendo trágicos e deflagraram uma crise no jornalismo. Arrecadações cada vez menores em publicidade, quedas nas vendas e más administrações vêm derrubando veículos de comunicação (alguns até tradicionais). Muitos que tentam sobrevida cortam editorias, atrasam salários, oferecem condições precárias de trabalho e enxugam o número de profissionais.

Pelas conversas que tenho com colegas que trabalham em redação, o clima é sempre tenso. A possibilidade de ser demitido a qualquer momento atormenta qualquer um.

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

De acordo com levantamento feito pelo jornalista Sidney Rezende, mais de 1.200 colegas foram demitidos em 2016. Isso só em São Paulo! E sem contar os PJs, que trabalham como prestadores de serviço e que hoje em dia representam boa parcela da nossa classe.

A nossa responsabilidade
Sim, a situação é grave e sabemos que o quadro só vem piorando, mas a grande questão é: o que você vem fazendo diante da crise no jornalismo?

Faça uma autocrítica, independentemente de você estar atualmente empregado ou não. Depois que se formou, você se aperfeiçoou? Buscou mais capacitação? Fez cursos que pudessem prepará-lo para uma nova atuação no jornalismo? Participou de palestras, workshops e congressos, mesmo online, sobre as mudanças na comunicação? Você já está pronto para atuar nesta nova era, inclusive no marketing digital?

Caso a resposta seja “não” para várias das perguntas acima, fica claro que não é só o jornalismo que precisa se reinventar, certo?

Como comunicadores, temos talentos múltiplos, cobiçados pelo mercado. Tire da cabeça a ideia de trabalhar apenas em redações ou com assessoria de imprensa. Empreenda! Mergulhe na nova era para prestar serviços online ou até mesmo transformar seus conhecimentos como jornalista em produtos digitais.

Ainda não é tarde para começar, mas daqui a pouco pode ser…

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

LUZA anuncia 300 vagas em aberto no Brasil e no mundo

Multinacional portuguesa amplia sua operação global e busca profissionais de engenharia e tecnologia com salários…

12 horas ago

Brasil recebeu 4,4 milhões de estrangeiros até abril

Entrada de turistas internacionais cresceu 51% nos primeiros quatro meses de 2025 — um recorde…

12 horas ago

Alunos do Colégio Elite lideram projetos sociais no país

O Projeto ECO, desenvolvido pelo Elite Rede de Ensino, orienta alunos do 3º ano a…

12 horas ago

Yokogawa anuncia o lançamento da próxima geração do sistema integrado de controle de produção CENTUM VP

- Ao celebrar o 50º aniversário do anúncio do primeiro sistema de controle distribuído do…

12 horas ago

Novo site de empresa de bebidas é criado por jovens talentos

Projeto desenvolvido por alunos bolsistas em programa de capacitação reafirma o compromisso do Grupo Petrópolis…

12 horas ago

Falece Leonard A. Lauder, Presidente Emérito de The Estée Lauder Companies, Ícone do Setor de Cosméticos

É com profunda tristeza que a The Estée Lauder Companies Inc. (NYSE: EL) anuncia que…

12 horas ago