Categories: Opinião

O que você vem fazendo diante da crise no jornalismo?

Os últimos anos estão sendo trágicos e deflagraram uma crise no jornalismo. Arrecadações cada vez menores em publicidade, quedas nas vendas e más administrações vêm derrubando veículos de comunicação (alguns até tradicionais). Muitos que tentam sobrevida cortam editorias, atrasam salários, oferecem condições precárias de trabalho e enxugam o número de profissionais.

Pelas conversas que tenho com colegas que trabalham em redação, o clima é sempre tenso. A possibilidade de ser demitido a qualquer momento atormenta qualquer um.

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

De acordo com levantamento feito pelo jornalista Sidney Rezende, mais de 1.200 colegas foram demitidos em 2016. Isso só em São Paulo! E sem contar os PJs, que trabalham como prestadores de serviço e que hoje em dia representam boa parcela da nossa classe.

A nossa responsabilidade
Sim, a situação é grave e sabemos que o quadro só vem piorando, mas a grande questão é: o que você vem fazendo diante da crise no jornalismo?

Faça uma autocrítica, independentemente de você estar atualmente empregado ou não. Depois que se formou, você se aperfeiçoou? Buscou mais capacitação? Fez cursos que pudessem prepará-lo para uma nova atuação no jornalismo? Participou de palestras, workshops e congressos, mesmo online, sobre as mudanças na comunicação? Você já está pronto para atuar nesta nova era, inclusive no marketing digital?

Caso a resposta seja “não” para várias das perguntas acima, fica claro que não é só o jornalismo que precisa se reinventar, certo?

Como comunicadores, temos talentos múltiplos, cobiçados pelo mercado. Tire da cabeça a ideia de trabalhar apenas em redações ou com assessoria de imprensa. Empreenda! Mergulhe na nova era para prestar serviços online ou até mesmo transformar seus conhecimentos como jornalista em produtos digitais.

Ainda não é tarde para começar, mas daqui a pouco pode ser…

Inscreva-se na próxima turma do curso “Marketing Digital para jornalistas”!

Compartilhe
0
0
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

Dispositivos de proteção são obrigatórios em qualquer instalação elétrica

Os acidentes de origem elétrica continuam a tirar a vida de centenas de brasileiros todos…

5 minutos ago

Cresce o uso do consórcio para alavancagem patrimonial

O Sistema de Consórcios encerrou o 1º trimestre de 2024 apresentando performance com viés de…

14 minutos ago

Livro aborda relevância de conversar sobre o etarismo

O envelhecimento e o etarismo representam desafios filosóficos e sociais significativos na contemporaneidade. Estes temas…

22 minutos ago

Biografia de Oswaldo Goeldi será lançada em Lisboa

O lançamento Europeu do Livro "Oswaldo Goeldi: Repaginando a História" iniciará por Lisboa, esta obra biográfica…

30 minutos ago

Empresários esperam crescimento nas receitas em 2024

Uma pesquisa conduzida pela Amcham Brasil revela que 93% dos líderes empresariais do Brasil estão…

49 minutos ago

EBITDA pode deixar o investimento financeiro mais seguro

Para auxiliar o entendimento do fluxo financeiro de uma empresa existem alguns indicadores, sendo um…

1 hora ago