Categories: noticias-corporativas

Obesidade: uma doença que atinge cerca de 20% da população brasileira

Uberlândia – MG 21/5/2020 –

A luta contra a balança há muito tempo deixou de ser considerada desleixo ou preguiça. A obesidade tem se tornado um dos principais fatores para o surgimento de outras enfermidades crônicas, como por exemplo, problemas cardiovasculares e diabetes.

Para alertar sobre os perigos que a obesidade pode causar, o dia 23 de maio passou a ser conhecido como o Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade. O Santa Genoveva Complexo Hospitalar compreende a data como um momento para conscientizar sobre os riscos para a saúde em manter uma alimentação desregrada e com ingestão calórica excessiva.

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018, realizada pelo Ministério da Saúde, apontam que mais da metade da população do país está acima do peso. Já a obesidade atinge um a cada cinco brasileiros. A porcentagem de obesos subiu de 11,8% em 2006, para 19,8% em 2018.

Nessa pesquisa, os números também apontaram que o crescimento da obesidade foi maior entre os adultos de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. A pesquisa da Vigitel é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, por meio de entrevistas telefônicas.

A obesidade é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A projeção é que, em 2025, existam cerca de 2,3 bilhões de adultos com sobrepeso e mais de 700 milhões de obesos no planeta.

Segundo o médico Nutrólogo e coordenador clínico da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Cláudio Barbosa, a alimentação exagerada pode trazer transtornos digestivos e metabólicos, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, dentre outros problemas de saúde.

“O excesso de peso já atinge mais da metade da população e, a partir dele, podem desencadeadas doenças graves. Por isso, o sobrepeso necessita de tratamento. Se não tratado, pode evoluir para complicações mais sérias com o passar do tempo”, pondera.

De acordo com o Nutrólogo, a obesidade aumenta vertiginosamente na população em decorrência de um estilo de vida obesogênico. “Isso se dá porque come-se em qualquer ocasião, em porções cada vez mais calóricas e a correria tira o tempo para os exercícios. A economia moderna tem na gastronomia um dos seus pilares, e o apelo para o seu consumo é forte na população”, completa.

Cláudio Barbosa conta que a compulsão alimentar tem maior prevalência na fase adulta, em especial em pacientes que buscam tratamento para emagrecer. “O simples hábito de comer em excesso pode vir a se tornar uma doença, conhecida como Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica. O tratamento é feito com atendimento médico, nutricional e psicológico. É importante frisar que, quando chega a se tornar uma doença, ela não se cura sozinha e não melhora apenas com a força de vontade. É preciso acompanhamento profissional especializado”, salienta o Nutrólogo.

Engana-se quem pensa que a gula e a compulsão alimentar estão associadas apenas ao sobrepeso e à obesidade. Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a alimentação e nutrição inadequadas são classificadas como a segunda maior causa de câncer que pode ser prevenida. Elas são responsáveis por até 20% dos casos de câncer nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente 35% das mortes pela doença.

Ainda, de acordo com o INCA, para cada 100 pessoas com câncer, 33 casos poderiam ser evitados, caso a população adotasse uma alimentação saudável e colocasse a atividade física na rotina para manter o peso adequado.

Cláudio Barbosa explica que antes de manter hábitos saudáveis de alimentação, é preciso estabelecer uma relação positiva com a comida, sem culpa e com alegria. “É claro que precisamos cuidar, também, da qualidade nutricional e da quantidade ingerida. O alimento não pode ser o vilão, nós necessitamos dele para ter saúde”, finaliza o nutrólogo.

Website: https://www.santagenoveva.net/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

LTIMindtree e Microsoft unem forças para impulsionar a inovação em IA e a transformação digital para empresas globais

Aliança estratégica com o objetivo de permitir a transição dos clientes para resultados comerciais significativos

16 horas ago

Construtoras investem na contramão do marketing americano

Especialista em construction marketing americano dá dicas para melhoria do orçamento de publicidade de construtoras…

16 horas ago

Otimismo empresarial brasileiro bate recorde

Segundo estudo da Grant Thornton, 80% dos empresários brasileiros estão otimistas, acima da média global…

16 horas ago

Fotógrafa brasileira participa de feira em Lisboa com livro

A fotógrafa brasileira Malu Mesquita participará da 14ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa,…

16 horas ago

Backup protege empresas contra a perda de dados

Investimentos em armazenamentos regulares minimizam os impactos negativos em casos de ciberataques

16 horas ago

Black Friday 2024: marcas apostam em descontos antecipados nas vendas on-line

Essa é uma das datas mais esperadas para o comércio no Brasil, com grandes expectativas…

16 horas ago