Odontologia estética tem relação com autoestima

Pesquisadores brasileiros realizaram um estudo que identificou uma relação direta entre a odontologia estética e a autoestima das pessoas. Conforme publicação, a aparência do indivíduo é um elemento fundamental para fazer com que ele se sinta bem fisicamente e emocionalmente, além de motivado para os desafios cotidianos, e o sorriso é um elemento fundamental para essa sensação.

Os resultados deste estudo apresentam que o funcionamento dental e a estética facial desejada têm potencial para elevar a autoestima do indivíduo. Ainda de acordo com o artigo, por outra vertente, é possível relacionar os processos que acometem a integridade estrutural e funcional dos dentes e rosto, causando diversos problemas graves locais ou até mesmo sistêmicos.

Mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, Dr. Paulo Coelho Andrade explica o que é a odontologia estética e a relaciona com a autoestima. Para o dentista, a aplicação adequada de um método é a chave para o sorriso satisfatório.

“Um belo sorriso não é somente estética. É qualidade de vida, com certeza. Creio que seja essa a função da odontologia estética, que incorpora diversos serviços como facetas, implantes, reabilitação oral e harmonização facial. Aplicados adequadamente de acordo com o caso de cada pessoa, cada um destes métodos é capaz de revitalizar a expressão facial do paciente, concedendo a ele uma feição harmônica”, explica o especialista.

Outro destaque deste estudo é a constatação de que as alterações mais recorrentes que agravam a estética ou função dos dentes estão relacionadas com os processos patológicos orais e ou más-formações ligadas à estrutura, alteração do aspecto ou traumas. Tais fatores são considerados pelos pesquisadores como motivadores para a baixa da autoestima e quando solucionados há uma melhoria na satisfação pessoal.

“É notório quando um paciente está feliz consigo. Seja por conta de implantes ou da colocação de facetas e ainda outro serviço, quando as pessoas revitalizam seu rosto, elas passam a impressão de uma maior segurança. Estou de acordo com os pesquisadores por trás deste estudo e consigo perceber essa mudança na rotina”, salienta.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

2 dias ago

Seguro de responsabilidade civil tranquiliza advogados

O Seguro de Responsabilidade Profissional: tranquilidade para Advogados é uma maneira de proteger o profissional…

2 dias ago

Best Practice Day retorna ao Brasil em 18 e 19 de junho

Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o…

2 dias ago

Bit Trainers é eleito melhor aplicativo de bem-estar

O aplicativo Bit Trainers, da empresa Bit Heath - que atua com produtos digitais no…

2 dias ago

Cuidados que devem ser tomados ao negociar precatório

Em 2024 foram direcionados mais de R$93 bilhões para o pagamento de precatórios pela União.…

2 dias ago

Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais

No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupação constante para…

2 dias ago