Ondas Curtas: Rádio demite todos os funcionários

Confira as últimas informações do rádio, na coluna do ‘Ondas Curtas’.

*A tradicionalíssima Rádio Auri Verde de Bauru e região, AM 760 Khz, uma emissora com mais de 60 anos de tradição, simplesmente demitiu todos os seus funcionários, na última semana.  Entre eles, dois dos mais antigos que somavam 40 e 50 anos de trabalho, respectivamente. O veículo foi vendido e vai fazer parte da rede de uma emissora de São Paulo.

*Na sexta feira, 15, o sinal da Rádio Globo na frequência 94.1 Mhz em São Paulo apresentou  sérios problemas durante a apresentação do ‘Globo Esportivo’. Consultando profissionais da área, a coluna detectou que o problema que causou interrupções e oscilações no sinal foi ocasionado pelo aparelho CODEC. O grande problema foi a falta de respeito com os profissionais que estavam no ar e principalmente com os ouvintes. O problema só foi solucionado no sábado, após as 10 horas.

*Tanto Jovem Pan de São Paulo, como Super Tupi do Rio de Janeiro, estão fazendo transmissões ao vivo dos jogos do Campeonato Brasileiro pelas Redes Sociais. Como existe o problema dos direitos de transmissão, o ouvinte/telespectador pode acompanhar como é feita a narração dentro da cabine da emissora com os profissionais. Observação: essa transmissão é feita com qualidade, diferente de outras tantas emissoras espalhadas pelo país que fazem o mesmo, mas com qualidade inferior.

*Quando falamos de audiência dos programas esportivos, principalmente aqueles que mesclam futebol e humor, o ‘Na Geral’, da 105 FM, segue firme na ponta. A novidade é o ‘Agora o Bicho vai Pegar’, da Mix FM. Programa com poucos meses de vida, que já beira os 100 mil ouvintes por minuto.

*‘Zona Mista’, em São Paulo, e ‘Pop Bola’, no Rio, estão entre os destaques da Nova Rádio Globo. O ‘Pop’ inclusive comemora dois anos de vida na emissora. O fato ruim é que são poucos os programas de destaque no veículo.

*Ex-Guaíba e Bandeirantes, o comentarista Luiz Carlos Reche, fechará contrato com a Rádio Grenal, (emissora da Rede Pampa) nesta semana. O rádio de Porto Alegre, sem dúvida foi o que mais se movimentou nos últimos meses.

*A Super FM de BH (91.7 Mgz) se prepara para a primeira partida decisiva de futebol na sua curta história. A emissora recém-criada vai cobrir a decisão da Copa do Brasil na próxima quinta-feira, 28, no Mineirão. O experiente Osvaldo Reis, popular “Pequitito”, é o narrador titular da emissora. Além dele, a equipe completa da rádio e do jornal que estão escalados para cobrir o “jogão” é composta por Artur Moares, João Vítor Cirilo, Rodrigo Freitras, Lohanna Lima, Leandro Cabido, Wallace Graciano e a equipe Super FC dos jornais o Tempo e Super Notícia. Cruzeiro e Flamengo decidem a competição que dá vaga para a Libertadores no ano que vem, o primeiro jogo foi 1 x 1 no Maracanã.

*Por falar em BH, a ótima repórter e apresentadora Maíra Lemos, deixou a Globo Minas para virar YouTuber.  Maíra não é a primeira e nem será a última a tomar tal decisão. Esse é o novo tempo da comunicação e muitos profissionais renomados, ou não, já abrem o olho para novos desafios.

*A Rádio USP – FM 93,7 Mhz de São Paulo comemora 40 anos de existência. A emissora pública infelizmente está abandonada e com pouquíssimo investimento do Governo do Estado de São Paulo, problema semelhante passa a TV Cultura. Na “unha” funcionários estão preparando programação especial para comemorar a data.

*A Rádio Ômega, emissora web, acaba de ser inaugurada. O veículo de Santos começou a funcionar no dia 18 e conta com profissionais experientes como, por exemplo, Douglas Porto, repórter e narrador ex-Jovem Pan. O profissional comanda o ‘Bola em Jogo’, programa que vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 19h.  Ao seu lado, estão os jornalistas Lombardi e Ted.

*A Rede TV novamente vai transmitir a Super Liga de Vôlei. As partidas acontecem a partir de 14 de outubro.  O narrador titular será Marcelo do Ó. Os profissionais Fernando Fontana, o “Fefon”, e João Paulo estarão nas reportagens, enquanto os ex-jogadores Ana Moser e William Carvalho seguem nos  comentários. Os jogos serão realizados aos sábado às 14h e aos domingo às 13h. Trata-se de importante espaço para o esporte olímpico na TV aberta.

*A primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa teve excelente e completa cobertura dos canais Esporte Interativo. Para a segunda rodada, André Henning, Vitor Sergio Rodrigues e Zico farão jogos do PSG e do Real Madrid in loco.

*A FUNVIC TV, emissora da Fundação Universitária Vida Cristã, inaugurou a sua programação no dia 21. Jornalismo e esporte ganham destaque no Vale do Paraíba. O jornalista Reinaldo Moreira, ex-RIT TV, Globo, CBN e 105 é um dos responsáveis pelo projeto.

*A TV fechada vem se destacando por fazer excelentes coberturas esportivas. Sejam programas ou jogos com pré e pós jornadas, são valorizados e trazem excelente cobertura jornalística.

*Tudo isso veio do rádio, que hoje segue literalmente largado. Emissoras fazem tudo e no caso do estado de São Paulo sequer levam o repórter para cidades próximas como Santos e Campinas por exemplo. Muito triste. Claro que existem raríssimas exceções como Gaúcha, Itatiaia.

*Apesar dos pesares o rádio comemora nesta segunda-feira, 25, 95 anos. Será que temos o que comemorar? A coluna separou alguns fatores que estão dificultando a volta por cima do rádio atual:

  • Crise econômica;
  • Concorrência com outras plataformas digitais;
  • Pouco investimento como, por exemplo, a transmissão da programação em multi-plataformas (exemplos 98 BH e Jovem Pan);
  • Conteúdo de baixa qualidade e questionável;
  • Diretores, gestores e coordenadores ruins;
  • Ineficiência do Ministério das Comunicações que demora com a migração;
  • Legislação que permite vendas e arrendamentos de canais públicos;
  • Letargia da ANATEL com rádios piratas e fiscalização ineficiente com torres de transmissões irregulares espalhadas pelo país;

Quem gosta de rádio, jamais vai deixar essa “paixão” morrer. Neste dia, a coluna abraça os colegas jornalistas, radialistas e blogueiros que apesar das dificuldades seguem divulgando, compartilhando, abrindo espaço na imprensa para o combalido Rádio Brasileiro.

Prestigiem: Papo de Bola, Bastidores do Rádio, Rádio de Verdade, Peças Raras, Rádio Base, Auvaro Maia, Craques do Rádio e outros poucos que divulgam esse fascinante e apaixonante veículo de comunicação.

Compartilhe
0
0
Anderson Cheni

Jornalista e radialista. Locutor oficial do Allianz Parque desde janeiro de 2022. Editor do blog Cheni no Campo, página que está no ar há mais de 10 anos. Apresentador da RIT TV e narrador esportivo do Portal Terra e da Enterplay TV. Proprietário da Cheni no Campo, empresa especializada em locução, narração esportiva e producão de eventos corporativos. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil.

Recent Posts

Extinção da DIRF exige preparação de empresas

O fim da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte promete reduzir a…

13 horas ago

Expansão dos carros clássicos gera novos negócios globais

Setor cresce 8,7% ao ano e atrai investidores no Brasil e no mundo

13 horas ago

Join Ads leva ativações e palestra sobre mídia programática ao RD Summit 2024

Douglas Baccan e Rafa Russo falaram sobre o mercado no palco business; no estande, 'máquina…

13 horas ago

Ativos naturais podem ajudar a prevenir infecções urinárias

As infecções do trato urinário afetam muitas mulheres, em especial aquelas que têm episódios recorrentes.…

13 horas ago

Teste global: avaliação dos modelos híbridos off-road JETOUR T1 e T2 i-DM

JETOUR apresentou os modelos T1 e T2 i-DM na JETOUR Global Travel+ Conference 2024, onde…

13 horas ago

JV Indústria segue com seu plano de expansão comercial

Empresa jacareiense segue seu plano de expansão comercial, agora com foco na construção civil

13 horas ago