Os 5 principais desafios para gerenciar uma crise

A maior parte das crises surge por negligência a riscos potenciais e sinais de alerta anteriores, mas a maioria dos incidentes nunca se tornará uma crise…

Carne Fraca, Acrônimo, Dragão ou Calicute. Não importa o nome da operação. Na era da Lava-Jato, muito mais que em qualquer outra época na história desse país, as crises corporativas acontecem quando menos se espera e poucas empresas estão realmente preparadas para enfrentá-las. A consultora Ana Flavia Bello Rodrigues, líder sênior de marketing e comunicação e diretora da IMCR Com, empresa especializada em Gerenciamento de Crise, lista aqui os cinco principais desafios dessa gestão.

1)    Dificuldade em diferenciar os possíveis incidentes e prever quais vão ou não se tornar uma crise. A maior parte das crises surge por negligência a riscos potenciais e sinais de alerta anteriores, mas a maioria dos incidentes nunca se tornará uma crise.

2)    Falta de manual padrão para ser aplicado em qualquer caso. Crises são complexas de administrar. Cada situação gera uma reflexão específica e soluções customizadas.

3)    Agilidade e cautela para responder à crise. As respostas à crise precisam ser muito rápidas, mas há que se ter cuidado com a precipitação para não ter que voltar atrás depois de melhor apuradas as informações.

4)    Transparência com pudor. Há sempre um dilema nas respostas ao consumidor e para a imprensa, entre ser transparente e não expor a empresa, ao mesmo tempo.

5)    Coragem e liderança. Poucos CEO´s ou líderes estão realmente engajados no processo de gerenciamento de crise e estão disponíveis e preparados para colaborar e se expor diante de uma crise real.

Quer conhecer as 11 razões porque ninguém quer gerenciar crises nas empresas, acesse https://www.linkedin.com/in/ana-flavia-de-bello-rodrigues-a73856b/ .

***** ***** ***** ***** *****

Por Ana Flavia Bello Rodrigues, da IMCR Com.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago