Os desafios de comunicação das próximas eleições

“As frases de efeito e as fotos de agenda são cada vez menos capazes de captar a atenção do eleitor”. Portal Comunique-se publica artigo da jornalista Alessandra Fedeski. Ela se propõe a falar de eleições e comunicação

A cada nova eleição, a complexidade em acertar o tom das campanhas legislativas aumenta. Além de questões já comuns nos pleitos como o grande número de concorrentes e os recursos financeiros reduzidos, os candidatos deparam-se com desafios que envolvem a disputa pela atenção na internet — especialmente nas redes sociais — e o alinhamento dos seus projetos com as demandas dos eleitores naquele momento das eleições.

Leia mais:

Interessados em solucionar problemas de saúde, educação e segurança preenchem as redes sociais de forma tão comum que os temas se banalizaram durante as eleições. A enxurrada de conteúdos com promessas que, sabidamente serão difíceis de saírem do plano das utopias; as frases de efeito e as fotos de agenda são cada vez menos capazes de captar a atenção do eleitor. É preciso gerar um envolvimento com o conteúdo que transcenda o engajamento do protesto, que é quando o usuário traça comentários relacionados à corrupção, falta de vagas nos hospitais, etc.

Neste sentido, a originalidade para a s próximas eleições é um desafio permanente para se destacar em meio a tantas postagens de conteúdo semelhante. Uma alternativa é contar histórias, de forma simples e direta, que estimulem a emoção, que gerem identificação com o conteúdo transmitido, para marcar de forma positiva determinada proposta ou ação já realizada, e não apenas ser mais um a prometer melhorias na educação, por exemplo.

Em nível semelhante de importância, o acerto da narrativa envolve a captação dos sentimentos das pessoas de uma determinada região eleitoral, seja com pesquisa de campo, seja com pesquisa online, seja, até mesmo, com o diálogo individual. Isso porque o aumento da polarização política tende a dificultar o entendimento de algumas dessas demandas, pois determinados indivíduos silenciam suas opiniões sobre assuntos polêmicos com o intuito de não gerar atrito social.

Por essas razões, a pré-campanha é fundamental para o eleitor conhecer o candidato e para o candidato conhecer seu possível eleitor.

***** ***** ***** ***** ******

Por Alessandra Fedeski. Jornalista com especialização em marketing político.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Rigaku anuncia o STAvesta, um analisador térmico feito sob medida para o desenvolvimento de materiais de última geração

Favorece uma ampla gama de usuários, de iniciantes a especialistas, atendendo a uma ampla variedade…

5 horas ago

Esri lança nova experiência de e-commerce para dados demográficos

Organizações podem adquirir conjuntos de dados atualizados e confiáveis, que abrangem desde o censo até…

5 horas ago

Conectividade tão versátil quanto a aeronave, Internet Starlink de alta velocidade, agora disponível para o Cessna Caravan

A Textron Aviation Inc., uma empresa da Textron Inc. (NYSE: TXT), anunciou hoje uma solução…

1 dia ago

RevBits, LLC expande sua presença na América do Sul com a FMP Soluções, sediada no Brasil

A parceria estratégica abre novos mercados para que a FMP Soluções e a RevBits ofereçam…

1 dia ago

Bitget Wallet firma parceria com a Mastercard e a Immersve para lançar um cartão de criptomoedas com taxa zero

SAN SALVADOR, El Salvador, July 08, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet se uniuàlíder…

1 dia ago

Vanderbilt escolhe o GigaLab da Parse Biosciences para gerar um atlas de anticorpos neutralizantes precoces contra sarampo, caxumba e rubéola

Pesquisadores buscam identificar subtipos dominantes de plasmoblastos induzidos pela vacina tríplice viral (MMR), com o…

1 dia ago