Rio de Janeiro 21/10/2020 – Eu vi muitas reações diferentes a partir do meu diagnóstico. Comecei a falar tudo o que eu sentia nas redes sociais e então eu decidi virar uma voz na internet
O mês de outubro é dedicado às campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve acometer 66 mil mulheres no Brasil em 2020. No entanto, o momento também pode ser oportunidade para debater de forma geral sobre a saúde física e mental da mulher. A jornalista e Youtuber Kika Gama Lobo, de 56 anos, compartilhou sua história de vida durante uma palestra para funcionários da empresa carioca Ceptis como parte da celebração do Outubro Rosa. A conversa faz parte da iniciativa Ceptis Movimenta, um evento mensal que leva especialistas e histórias inspiradoras para um momento de diálogo na empresa.
Ao fazer exames de rotina, a carioca foi diagnosticada com câncer no endométrio em 2012, um tipo que se origina no revestimento interno do útero. Nos anos seguintes, passou por duas cirurgias e precisou retirar seis órgãos, terminou um casamento de mais de 20 anos e teve problemas financeiros. O câncer e a depressão, que poderiam representar um declínio, foram fatores que deram início a um processo de profundas mudanças internas e a fizeram reformular toda a sua vida. “Eu vi muitas reações diferentes a partir do meu diagnóstico, desde piedade até pessoas que apenas ficavam felizes por não ser com elas. Comecei a falar tudo o que eu sentia nas redes sociais e então eu decidi virar uma voz na internet. Algumas pessoas me achavam meio doida, mas muitas outras adoravam e se identificavam. Meu perfil virou um divã virtual”, conta.
Toda a habilidade na comunicação e o jeito bem-humorado como trata de questões tão complexas levaram Kika a criar o projeto #Atitude50. Ela incentiva e influencia outras mulheres na casa dos 50 anos por meio das redes sociais, talk shows em shopping centers e palestras motivacionais. Os temas não ficam restritos a questões de saúde e exploram diversos aspectos da vida da mulher, incluindo violência doméstica.
Todos os anos, no mês de outubro, a jornalista dedica seus conteúdos nas redes sociais ao debate sobre o câncer de mama. “Mesmo que o meu câncer não tenha sido na mama, eu uso o Outubro Rosa para fazer a minha parte e compartilhar o meu conhecimento sobre tratamentos e prevenção. O autoexame e a mamografia são fundamentais, assim como manter uma vida saudável, controlar o peso, fazer exames do coração, etc”, afirma.
Em novembro de 2017, o projeto virou canal no YouTube, uma ferramenta que ela encontrou para trocar experiências com outras mulheres, de diversos segmentos sociais e profissionais. Ela mesma define como o trabalho no canal como uma “conversa entre amigas”. Além disso, a jornalista também é colunista da revista Claudia e colabora no site de outra colega jornalista. “A missão do #Atitude50 é quebrar tabus, dar força e entusiasmo para as mulheres usarem a maturidade a seu favor e darem a volta por cima”, explica.
A Ceptis tem um programa diferenciado de gestão humanizada e busca sempre implementar ações de valorização do corpo de trabalho. A empresa realiza ações durante todo o ano para levar informação e proporcionar momentos de compartilhamento e descontração entre os funcionários. O diretor de Pessoas e Administração da Ceptis, Paulo Paixão, conta por que a empresa escolheu ampliar a celebração do Outubro Rosa para além do tema câncer de mama. “Unir essa data com o debate sobre outros assuntos tão importantes para a mulher, como a violência doméstica, foi ousado, mas necessário. São duas mensagens fortes que devem estar sempre em pauta: manter os exames de prevenção em dia, o cuidado e a atenção no ambiente familiar. Estimular a realização dos exames rotineiros das mulheres e família dos nossos funcionários é fundamental”, avalia.
Sobre a Ceptis
Criada em 2016, a Ceptis é uma empresa moderna, ágil, e eficiente, que detém o direito de explorar as atividades tecnológicas de rastreabilidade segura e tintas de segurança, garantindo a qualidade, a originalidade e qualidade de diversos produtos. A empresa também utiliza produtos e soluções desenvolvidos há mais de 90 anos na Suíça, aplicadas em mais 20 países. Saiba mais em: www.ceptis.com.br
Website: http://www.ceptis.com.br
Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.
Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…
ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…
Uma das maiores holdings de franquias do Brasil, o Grupo Zanon aposta alto no mercado…
O estudo aponta que a Indústria de Transformação brasileira manteve sua posição no ranking mundial…
A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…