Categories: noticias-corporativas

Outubro Rosa: palestra de youtuber aborda a força da mulher para muito além do câncer

Rio de Janeiro 21/10/2020 – Eu vi muitas reações diferentes a partir do meu diagnóstico. Comecei a falar tudo o que eu sentia nas redes sociais e então eu decidi virar uma voz na internet

O mês de outubro é dedicado às campanhas de conscientização e prevenção do câncer de mama que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deve acometer 66 mil mulheres no Brasil em 2020. No entanto, o momento também pode ser oportunidade para debater de forma geral sobre a saúde física e mental da mulher. A jornalista e Youtuber Kika Gama Lobo, de 56 anos, compartilhou sua história de vida durante uma palestra para funcionários da empresa carioca Ceptis como parte da celebração do Outubro Rosa. A conversa faz parte da iniciativa Ceptis Movimenta, um evento mensal que leva especialistas e histórias inspiradoras para um momento de diálogo na empresa.

Ao fazer exames de rotina, a carioca foi diagnosticada com câncer no endométrio em 2012, um tipo que se origina no revestimento interno do útero. Nos anos seguintes, passou por duas cirurgias e precisou retirar seis órgãos, terminou um casamento de mais de 20 anos e teve problemas financeiros. O câncer e a depressão, que poderiam representar um declínio, foram fatores que deram início a um processo de profundas mudanças internas e a fizeram reformular toda a sua vida. “Eu vi muitas reações diferentes a partir do meu diagnóstico, desde piedade até pessoas que apenas ficavam felizes por não ser com elas. Comecei a falar tudo o que eu sentia nas redes sociais e então eu decidi virar uma voz na internet. Algumas pessoas me achavam meio doida, mas muitas outras adoravam e se identificavam. Meu perfil virou um divã virtual”, conta.

Toda a habilidade na comunicação e o jeito bem-humorado como trata de questões tão complexas levaram Kika a criar o projeto #Atitude50. Ela incentiva e influencia outras mulheres na casa dos 50 anos por meio das redes sociais, talk shows em shopping centers e palestras motivacionais. Os temas não ficam restritos a questões de saúde e exploram diversos aspectos da vida da mulher, incluindo violência doméstica. 

Todos os anos, no mês de outubro, a jornalista dedica seus conteúdos nas redes sociais ao debate sobre o câncer de mama. “Mesmo que o meu câncer não tenha sido na mama, eu uso o Outubro Rosa para fazer a minha parte e compartilhar o meu conhecimento sobre tratamentos e prevenção. O autoexame e a mamografia são fundamentais, assim como manter uma vida saudável, controlar o peso, fazer exames do coração, etc”, afirma.

Em novembro de 2017, o projeto virou canal no YouTube, uma ferramenta que ela encontrou para trocar experiências com outras mulheres, de diversos segmentos sociais e profissionais. Ela mesma define como o trabalho no canal como uma “conversa entre amigas”. Além disso, a jornalista também é colunista da revista Claudia e colabora no site de outra colega jornalista. “A missão do #Atitude50 é quebrar tabus, dar força e entusiasmo para as mulheres usarem a maturidade a seu favor e darem a volta por cima”, explica.

A Ceptis tem um programa diferenciado de gestão humanizada e busca sempre implementar ações de valorização do corpo de trabalho. A empresa realiza ações durante todo o ano para levar informação e proporcionar momentos de compartilhamento e descontração entre os funcionários. O diretor de Pessoas e Administração da Ceptis, Paulo Paixão, conta por que a empresa escolheu ampliar a celebração do Outubro Rosa para além do tema câncer de mama. “Unir essa data com o debate sobre outros assuntos tão importantes para a mulher, como a violência doméstica, foi ousado, mas necessário.  São duas mensagens fortes que devem estar sempre em pauta: manter os exames de prevenção em dia, o cuidado e a atenção no ambiente familiar. Estimular a realização dos exames rotineiros das mulheres e família dos nossos funcionários é fundamental”, avalia.

Sobre a Ceptis

Criada em 2016, a Ceptis é uma empresa moderna, ágil, e eficiente, que detém o direito de explorar as atividades tecnológicas de rastreabilidade segura e tintas de segurança, garantindo a qualidade, a originalidade e qualidade de diversos produtos. A empresa também utiliza produtos e soluções desenvolvidos há mais de 90 anos na Suíça, aplicadas em mais 20 países. Saiba mais em: www.ceptis.com.br

Website: http://www.ceptis.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

11 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

11 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

11 horas ago

Mercado americano é o novo foco da Holding Zanon Group

Uma das maiores holdings de franquias do Brasil, o Grupo Zanon aposta alto no mercado…

11 horas ago

Estudo aponta dados da indústria no mundo

O estudo aponta que a Indústria de Transformação brasileira manteve sua posição no ranking mundial…

11 horas ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre

A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…

1 dia ago