O porta-voz da presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou na terça-feira, 17, que o Comitê Interministerial criado pelo Palácio do Planalto para lidar com a crise no novo coronavírus (Covid-19) fará reuniões diárias, por videoconferência, para adoção de medidas que ajudem a controlar o avanço da doença no país. Entre as normas estão a suspensão das coletivas de imprensa presenciais por parte do governo federal.
A primeira reunião, ainda presencial, foi realizada na manhã de ontem. O comitê, que passou a funcionar oficialmente nesta semana, é composto por diferentes ministérios e órgãos federais. Entre os participantes estão representantes de bancos públicos. Tudo coordenado pela Casa Civil do Palácio do Planalto.”Essas reuniões serão realizadas preferencialmente de forma não presencial. O foco do governo é dar rápida resposta aos problemas decorrentes da pandemia do coronavírus”, disse o porta-voz.
Após cada reunião, Otávio Rêgo Barros fará uma declaração e atenderá aos jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto. A ideia é que essa coletiva diária de imprensa também seja realizada de forma virtual. Devido à pandemia de coronavírus, o objetivo central é evitar a aglomeração de pessoas na sede do Poder Executivo federal.
“Vamos implementar o briefing digital, de forma que não seja necessário o compartilhamento desse ambiente, ainda que haja espaço, de modo a protegê-los igualmente”, disse Otávio Rêgo Barros, dirigindo-se aos jornalistas. “Assim como a reunião capitaneada pela Casa Civil, hoje (17), foi presencial, a partir de amanhã (18) será por meio de videoconferência”, ressaltou. “A intenção é manter essa reunião, como já vos adiantei, todos os dias, às 10h, com previsão de fala do porta-voz após a mesma. No final da tarde, ocorrerá um comunicado diário para atualização da sociedade”, acrescentou o porta-voz do Palácio do Planalto.
As ações contra o novo coronavírus vão além da relação direta do Palácio do Planalto com a imprensa. Sem entrar em detalhes, Otávio Rêgo Barros falou de algumas medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal em meio à pandemia do Covid-19. Uma delas é uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O ato regulamenta quarentena à revelia do paciente, a chamada internação compulsória.
O Ministério da Saúde também trabalha para acelerar a aquisição de kits de laboratório para testes do Covid-19. Da parte do Ministério de Relações Exteriores, o porta-voz destacou que a pasta está acompanhando a situação de brasileiros no exterior que estão retidos por causa do cancelamento de voos e fechamento de fronteira adotados por diversos países.
***** ***** ***** *****
Reportagem: Pedro Rafael Vilela
Edição: Fernando Fraga
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente