Categories: noticias-corporativas

Pandemia de Covid-19 impacta setor de créditos e empréstimos pessoais

São Paulo – SP 30/4/2020 – Empréstimo Pessoal a partir de 1% a.m. com uma garantia imobiliária.

No atual momento de funcionamento anormal dos mercados financeiro e de capitais ao redor do mundo (o índice Ibovespa, por exemplo, vem acumulando quedas vertiginosas nas últimas semanas).

No tocante a riscos sistêmicos do sistema financeiro, não se tem notícia, até o presente momento,de que instituições financeiras locais ou estrangeiras estejam com problemas de liquidez, tal como ocorreu na crise financeira de 2008. “Contudo, os efeitos da atual crise podem ter efeitos adversos nos negócios de instituições financeiras em geral, incluindo aumento de saques de depósitos, aumento de inadimplência em operações de crédito e redução na originação de novos negócios,” segundo Pinheiro Neto Advogados.

Neste novo cenário financeiro o Home Equity que é um modelo de crédito que vem crescendo muito no Brasil desde 2007.
Surgiu através da busca por outros métodos de contratação de capital que existiam fora do país. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse serviço em questão é muito comum e chama a atenção de inúmeros brasileiros.

“Home equity é uma forma de crédito com imóvel de garantia. Com ele, o credor do empréstimo recebe, do devedor, um imóvel como forma de garantia pela operação, tornando-se dono dele até que se pague a dívida. Assim, se dá um processo de alienação fiduciária com garantia de imóvel. O devedor transfere o imóvel para o nome do credor até que todas as parcelas da dívida sejam quitadas, acordo que é estabelecido contratualmente, mas é possível continuar a morar na casa ou mesmo alugar.”

Conheça 6 vantagens do Home Equity
1.Taxa de juros baixa
Para se ter uma ideia, de acordo com a Fundação Procon SP, em junho de 2018, a taxa média de juros na modalidade empréstimo pessoal foi de 6,28%a.m.
No caso do cheque especial, a média foi ainda mais alta, alcançando 13,24% a.m.
Por outro lado, no home equity taxa a partir 1% a.m. até 1,5% a.m. + IPCA (reajuste sobre parcela e não saldo devedor)
É importante lembrar que pode continuar utilizando o imóvel normalmente durante todo o período em que o contrato estiver valendo!

2.Prazo de pagamento mais longo
É importante considerar que para a empresa não é interessante tomar o imóvel que foi dado como garantia, mas sim receber o valor acordado.
Por isso, é comum a oferta de um prazo maior para quitação, que pode chegar a 240 meses (20 anos).
A carência para iniciar o pagamento da quitação é de 1 a 6 meses dependendo do valor chega a 12 meses o primeiro pagamento.

3.Valor maior de crédito
A Resolução nº 4.271, de 30 de setembro de 2013, determina que o empréstimo na modalidade home equity pode alcançar até 60% do valor da avaliação da garantia. Dessa forma, o valor máximo a ser emprestado depende da avaliação do seu imóvel, sendo a melhor solução para quem procura crédito acima de R$ 150.000,00.
Para maior segurança, a avaliação da propriedade é feita por uma empresa terceira. Além disso, na maioria dos casos, as despesas com cartório, avaliação do imóvel e abertura de crédito são somadas ao valor dos empréstimos e diluídas no financiamento.

4.Liberdade no uso
O crédito pode ser utilizado para qualquer finalidade. Assim que o valor for disponibilizado na conta bancária, poderá usá-lo da maneira que preferir.
· Pagar dívidas: trocar uma dívida mais cara por uma mais barata;
· Tirar projetos do papel: seja a abertura de um negócio, aquisição de bens, faculdade ou intercâmbio dos filhos ou mesmo uma viagem em família;
· Investir no negócio: capital de giro

5.Disponível para quem está negativado
Mesmo quem tem restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e Serasa, pode contratar empréstimo na modalidade home equity.
Estar com o “nome sujo” na praça não é um impeditivo para solicitar análise de crédito com imóvel como garantia. Inclusive, muitas pessoas que estão negativadas utilizam essa modalidade de empréstimo para quitar dívidas e voltar a ter credibilidade no mercado.

6.Contratação
O processo de contratação do home equity tem se tornado mais simples, à medida em que essa opção ganha popularidade no mercado. O aumento da procura e o surgimento das organizações que oferecem essa modalidade de empréstimo têm contribuído para dar mais agilidade aos processos.
1. Faça uma simulação online e envie os comprovantes de renda junto com documentação básica.
2. A empresa avalia a documentação de todos os envolvidos e a do imóvel;
3. Com tudo ok, é hora de assinar o contrato e enviá-lo para registro em cartório – o registro costuma levar em torno de 15 dias quando ocorre conforme esperado;
4. Assim que o registro acontece, o dinheiro é liberado na conta.
A Capital Invest é uma das empresas que vem se destacando no mercado por ter a proposta de viabilizar a análise e aprovação do crédito em dois dias, o que acelera muito o prazo até a liberação do dinheiro.

Vale notar que não precisa ser proprietário do imóvel que será dado em garantia. Caso o imóvel seja de outra pessoa, ela também terá que enviar as documentações e assinar o contrato.
Outro ponto interessante é que mesmo um imóvel financiado pode ser oferecido como garantia. O ideal é que o financiamento esteja muito próximo do fim, pois o valor que solicitar como empréstimo será somado ao saldo do financiamento. Lembre-se que essa soma não pode ultrapassar 60% do valor de avaliação do imóvel.

Se estiver receoso em envolver o imóvel na operação, lembre-se que as empresas não têm prioridade em tomar o imóvel, mas em receber o valor acordado.

Por fim…
A Capital Invest é uma das empresas que se especializaram nesse tipo de produto e trabalham para diminuir a burocracia da contratação.
Para quem tem um imóvel com a documentação em dia e precisa de valores mais altos de empréstimo, o home equity é a opção mais vantajosa. Taxas mais baixas, maior prazo de pagamento e liberdade para utilizar o dinheiro para qualquer finalidade são os principais benefícios dessa modalidade.

Faça uma simulação
https://emprestimopessoalhomeequity.com

Website: https://emprestimopessoalhomeequity.com

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Nexo apresenta as primeiras contas pessoais em USD do setor

A Nexo é a primeira a oferecer aos clientes contas em USD, EUR e GBP…

3 horas ago

Elida Beauty condiciona sua cadeia de suprimentos rumo ao sucesso com a Kinaxis

Elida Beauty fortalecerá a colaboração com fornecedores e garantirá a entrega contínua de seus icônicos…

3 horas ago

O Instituto de Pesquisa de Semicondutores de Taiwan seleciona o computador quântico IQM Spark para impulsionar a pesquisa

A compra é o primeiro computador quântico supercondutor de pilha completa do Taiwan Semiconductor Research…

1 dia ago

Evento reunirá nomes do marketing no agro nacional

Cerimônia marcará o lançamento de um anuário com cases de marketing no agro nacional e destacará as contribuições…

1 dia ago

Resistência antimicrobiana é pandemia global invisível

A resistência antimicrobiana (RAM) é um problema de saúde pública global, que ocorre quando microrganismos…

1 dia ago

Consultorias tradicionais perdem espaço para Sócio Alugado

O modelo de "Sócio de Aluguel" está ganhando espaço ao oferecer soluções personalizadas e práticas…

1 dia ago