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Pandemia de Covid-19 impulsiona empresas a investirem em novas soluções para agilizar processos e personalizar serviços para clientes

São Paulo, SP 14/9/2020 – A presença do advogado é essencial. Existem dados que somente o profissional consegue mensurar e avaliar com precisão para sugerir melhores soluções ao cliente

A pandemia de COVID-19 impôs às empresas mudanças que vão muito além do home office. Neste momento no qual a economia brasileira se reinventa, empresas dos mais variados setores da cadeia produtiva e de prestação de serviços aproveitam para investir em novas soluções, tecnologias e/ou processos com intuito de agilizar a operação interna, personalizar atendimentos/serviços para clientes e expandir a participação no mercado.

O escritório BMM Advocacia Personalizada, assim como as demais empresas do setor, percebeu um aumento significativo nas demandas jurídicas nestes quatro meses de pandemia. Este cenário foi propício para dar início à operação do BMM Analytics, solução jurídica lançada pela empresa que alia a tecnologia de alta performance com a expertise do time de advogados do escritório para as várias áreas do Direito.

Focada na carteira de processos dos clientes e empresas, a solução é composta por um conjunto de procedimentos que integram inteligência artificial (IA) e uma nova fronteira para o trabalho do advogado, o analista de dados jurídicos. “A inteligência artificial tem facilitado muito a rotina dos advogados com ferramentas que capturam os dados junto aos sites dos Tribunais, que depois são estruturados e inseridos em plataformas de consulta dinâmica e interativa. Mas isso não é suficiente”, explica o advogado Rafael Buzzo de Matos, sócio do BMM Advocacia Personalizada.

De acordo com Matos, hoje os clientes do mercado jurídico esperam cada vez mais por soluções e estratégias personalizadas, que atendam às necessidades de operação e melhor gestão dos departamentos jurídicos e que vão além de representar o cliente em uma ação judicial. “Por isso, desenvolvemos o BMM Analytics para atuar sob demanda e com foco exclusivo para os processos destes clientes, não apenas no cenário como um todo”, ressalta.

A solução proporciona às empresas um cenário fidedigno da sua carteira de processos em quaisquer áreas do Direito, por meio de critérios e indicadores personalizados na medida da necessidade. “Por exemplo, se uma empresa tem alto número de ações trabalhistas, esta pode ter uma melhor visualização de sua atual situação – vitórias, derrotas, atuação de advogados, prepostos, testemunhas etc. – nesse tipo de processo na Justiça”, defende.

O BMM Advocacia Personalizada já iniciou as operações da solução jurídica 4.0. “Ao invés de relatórios complexos e cheios de termos técnicos, entregamos para o cliente uma apresentação totalmente visual, dinâmica e interativa de dados e indicadores refinados com informações analíticas e preciosas, a partir das quais o cliente poderá definir a melhor estratégia”, explica Matos. “Com os dados da situação real que forem encontrados pela auditoria, é possível identificar irregularidades processuais, impactos financeiros em determinado tema, estabelecer metas (KPI’s), adotar ou modificar as estratégias de gestão dos processos internamente ou de prestadores terceirizados”, completa.

Mais do que a reunião de dados, a solução concentra uma infinidade de informações cruciais e de alto valor agregado para auxiliar o cliente na tomada de decisão. Diferentemente dos chamados softwares de prateleira e dos robôs disponíveis no mercado jurídico, a solução é intrinsecamente dependente do fator humano. “A presença do advogado em toda a operação é essencial, pois existem dados que somente o profissional jurídico conseguirá mensurar e avaliar com precisão para sugerir as melhores soluções ao cliente”, destaca.

Os robôs jurídicos e o advogado

O aumento do uso da tecnologia dentro do mercado jurídico e a implementação de expertise da advocacia 4.0 têm despertado para novas formas de atuação dos advogados. Diferentemente de outros setores da economia, Rafael Buzzo de Matos, sócio do BMM Advocacia Personalizada, acredita que as inovações direcionadas aos escritórios de advocacia abrem novas possibilidades, fronteiras e se complementam à prestação de serviços jurídicos tradicionais.

“Dentro do processo para a implantação do BMM Analytics, houve uma mudança de mindset dos nossos profissionais no escritório, considerando que ainda é muito forte a ideia de que o trabalho do advogado deve ser artesanal e que jamais poderá ser substituído por robô”, diz. “Com o time estruturado com foco total em análise de dados jurídicos, visão estratégica dos processos e do negócio de cada cliente, conseguimos desenvolver uma solução completa”, comemora o executivo.

Mesmo com a grave crise econômica em vários setores – mercado jurídico também não esta imune – o escritório comemora que as altas demandas das ações judiciais na pandemia proporcionaram a manutenção da atual equipe. “Além de não dispensarmos ninguém, já estamos aumentando o time, desta vez focando em uma demanda que ainda é reprimida nos escritórios de advocacia, a do advogado especializado em dados jurídicos”, revela Matos.

O sócio Rafael Buzzo de Matos espera que as inovações possam cada vez mais trazer eficiência aos escritórios, empresas e Poder Judiciário. “Queremos contribuir para o avanço da advocacia 4.0 de excelência, utilizando a tecnologia juntamente com o profissional, unindo esforços para a advocacia de qualidade, estratégica, com adoção de medidas efetivas que otimizem, inclusive, a atuação do Judiciário, uma vez que a redução de demandas e teses bem definidas pode melhorar consideravelmente a prestação jurisdicional”, finaliza.

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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