Parlamentares lançam frente de enfrentamento às fake news

Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News foi lançada nesta quarta-feira, 23. Ato no Congresso contou com a participação de 231 parlamentares. Trabalho visa mitigar a propagação de notícias falsas durante o período eleitoral

Duzentos e dezenove deputados e 12 senadores lançaram Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News. O objetivo dos parlamentares é aprovar medidas ainda neste ano, preferencialmente antes das eleições de outubro. O coordenador da frente, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), disse que serão analisados os projetos que tratam do tema e realizados debates com especialistas. O lançamento foi nesta quarta-feira, 23.

Márcio Marinho disse que precisa haver alguma punição para quem cria e divulga notícias falsas. “Todos sabem o quanto as pessoas, instituições, empresas estão vulneráveis a essas falsas notícias. E o objetivo da frente é trazer a essa Casa esse debate importantíssimo para a sociedade. Ninguém mais aguenta conviver com essas notícias falsas, a irresponsabilidade de alguns setores que acabam destruindo imagens e não tem como recuperar”.

O deputado João Fernando Coutinho (Pros-PE) disse que a sociedade também pode atuar contra essas notícias. “Agora é importante também que façamos uma campanha de levar a informação à população para que todo cidadão que receba uma notícia pelo WhatsApp, pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Twitter, antes de retransmitir essa notícia, procure buscar outros meios de informação para saber a veracidade destes fatos”.

Parlamentares pretendem analisar propostas que tratam de fake news e realizar debates com especialistas (Imagem: Vinícius loures/Câmara dos Deputados)

Emissoras unidas contra as fake news

Presidente da Associação Brasileira de Emissoras Rádio e Televisão (Abert), Márcio Novaes defendeu que as mudanças sejam feitas antes das eleições. “Num ano eleitoral isso é muito grave, chega a ser perigoso. Portanto, fazemos essa provocação para que o Congresso trabalhe, pense e possa dar instrumentos para que essas desinformações não se propaguem com facilidade, ou, pelo menos, que haja responsabilização e punição adequadas. Porque a Constituição garante a liberdade de expressão e a manifestação de pensamento, mas ao mesmo tempo veda o anonimato”.

Além dos parlamentares. Combate no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um conselho consultivo sobre Internet e Eleições para apurar a criação e a proliferação de notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral.

***** ***** ***** ***** ******

Reportagem : Sílvia Mugnatto
Edição: Ana Chalub

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

12 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

12 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

12 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago