Parlamentares lançam frente de enfrentamento às fake news

Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News foi lançada nesta quarta-feira, 23. Ato no Congresso contou com a participação de 231 parlamentares. Trabalho visa mitigar a propagação de notícias falsas durante o período eleitoral

Duzentos e dezenove deputados e 12 senadores lançaram Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News. O objetivo dos parlamentares é aprovar medidas ainda neste ano, preferencialmente antes das eleições de outubro. O coordenador da frente, deputado Márcio Marinho (PRB-BA), disse que serão analisados os projetos que tratam do tema e realizados debates com especialistas. O lançamento foi nesta quarta-feira, 23.

Márcio Marinho disse que precisa haver alguma punição para quem cria e divulga notícias falsas. “Todos sabem o quanto as pessoas, instituições, empresas estão vulneráveis a essas falsas notícias. E o objetivo da frente é trazer a essa Casa esse debate importantíssimo para a sociedade. Ninguém mais aguenta conviver com essas notícias falsas, a irresponsabilidade de alguns setores que acabam destruindo imagens e não tem como recuperar”.

O deputado João Fernando Coutinho (Pros-PE) disse que a sociedade também pode atuar contra essas notícias. “Agora é importante também que façamos uma campanha de levar a informação à população para que todo cidadão que receba uma notícia pelo WhatsApp, pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Twitter, antes de retransmitir essa notícia, procure buscar outros meios de informação para saber a veracidade destes fatos”.

Parlamentares pretendem analisar propostas que tratam de fake news e realizar debates com especialistas (Imagem: Vinícius loures/Câmara dos Deputados)

Emissoras unidas contra as fake news

Presidente da Associação Brasileira de Emissoras Rádio e Televisão (Abert), Márcio Novaes defendeu que as mudanças sejam feitas antes das eleições. “Num ano eleitoral isso é muito grave, chega a ser perigoso. Portanto, fazemos essa provocação para que o Congresso trabalhe, pense e possa dar instrumentos para que essas desinformações não se propaguem com facilidade, ou, pelo menos, que haja responsabilização e punição adequadas. Porque a Constituição garante a liberdade de expressão e a manifestação de pensamento, mas ao mesmo tempo veda o anonimato”.

Além dos parlamentares. Combate no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um conselho consultivo sobre Internet e Eleições para apurar a criação e a proliferação de notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral.

***** ***** ***** ***** ******

Reportagem : Sílvia Mugnatto
Edição: Ana Chalub

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

8 horas ago

Seguro de responsabilidade civil tranquiliza advogados

O Seguro de Responsabilidade Profissional: tranquilidade para Advogados é uma maneira de proteger o profissional…

8 horas ago

Best Practice Day retorna ao Brasil em 18 e 19 de junho

Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o…

8 horas ago

Bit Trainers é eleito melhor aplicativo de bem-estar

O aplicativo Bit Trainers, da empresa Bit Heath - que atua com produtos digitais no…

9 horas ago

Cuidados que devem ser tomados ao negociar precatório

Em 2024 foram direcionados mais de R$93 bilhões para o pagamento de precatórios pela União.…

9 horas ago

Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais

No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupação constante para…

9 horas ago