Escrever bem é uma prática diária. Não se aprende da noite para o dia. Aprende-se treinando. E é um treinamento árduo, lendo muito, comprando bons livros e escrevendo sempre.
Mas o principal: um texto não deve ter erros, seja de digitação ou gramatical. A revisão é muito importante, principalmente para tornar o conteúdo mais claro e objetivo. Aqui vão quatro passos que podem aprimorar suas revisões.
Escreva e leia seu texto. Em seguida, leia em voz alta. Ler em voz alta faz com que erros gramaticais, uso exagerado de gerúndio, gírias, redundância de termos, preciosismos e palavras fortes sejam identificados.
Leia cada palavra do texto em voz alta e enfatizando cada sílaba dela. Isso vai fazer com que você preste mais atenção na grafia.
Evite escrever com abreviações ou errado, mesmo que brincando, nas redes sociais, blogs ou até mesmo recados. Isso faz com que o uso se torne habitual.
Peça ajuda. Quando possível, peça que outra pessoa leia seu texto. Quando lemos um texto mais de uma vez, erros se tornam imperceptíveis. Se isso não for possível, feche o arquivo e leia em outro horário. Quando a atividade é feita num outro momento, os erros ou termos repetidos aparecem com maior facilidade.
Não existe fórmula mágica para fazer um bom texto. A prática é essencial. Sempre que possível, retome seus textos e reescreva-os. Você terá a chance de aprimorá-los e melhorar os próximos.
* Andreia Alevato. Jornalista e professora universitária.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente