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Pensamento científico é questão de utilidade pública, defende biólogo e professor

Docente da UFPE defende maior cuidado com o ensino de metodologia científica

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Recife, PE 24/1/2021 – Quando estão clinicando, profissionais médicos não estão trabalhando como cientistas

A sociedade moderna é cercada por ciência por todos os lados. Mas, curiosamente, o pensar científico é algo bem negligenciado. Para Wendel Pontes, biólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, o ensino e a difusão da metodologia científica deveriam ser mais cobrados nas faculdades e mais divulgados pela imprensa.

Para ele, esse conhecimento é importante para todos e todas, não só para cientistas. “O modo de pensar científico transcende graduações. É, digamos assim, de utilidade pública, pois dá o direito de a pessoa ter mais instrumentos para avaliar informações”, defende.

Para o entomologista, um dos grandes problemas da contemporaneidade é a ignorância generalizada que se tem a respeito do pensamento e do método científicos. É um desconhecimento que atinge pessoas dos mais variados níveis de renda, escolaridade e ocupação.

Muito dessa situação reflete-se, por exemplo, em atitudes como a de se receitar e medicar-se com remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19, baseadas em relatos pessoais e associações indevidas de causa e efeito; desconhecimento do significado de termos usados em contextos científicos (confundir teoria com hipótese, por exemplo) e de falhas e vieses cognitivos característicos da espécie humana.

Pontes critica o modo como, de forma geral, a disciplina de metodologia científica é ministrada nas universidades brasileiras.

“Uma vez, vi um comentário na internet que é muito preciso. Um rapaz dizia que nós estamos passando muito tempo ensinando regras da ABNT, enquanto a gente não ensina método científico”, pontua.

Com tal situação em mente, ele passou a conversar com outros colegas docentes para modificar essa realidade.

“Hoje, nos cursos de bacharelado de ciências biológicas com ênfase em ambientais da UFPE, nós ensinamos o que é o método científico e como funciona o pensamento científico”, destaca.

Wendel Pontes relata que não é incomum encontrar até mesmo professores – em todos os níveis – que ainda têm muita dificuldade em entender como funciona o método científico. “É um trabalho que vai demandar muito tempo, algumas décadas”, calcula.

Divulgação científica

Wendel Pontes é autor do livro “O que você precisa saber sobre ciência para não passar vergonha” (Nupeea), escrito a convite do também professor da UFPE Ulysses Albuquerque. Pontes foi entrevistado na estreia do InterD – música e conhecimento, programa de rádio apresentado pelo músico e jornalista AD Luna.

O InterD é veiculado todas as quartas, às 20h, na Universitária FM do Recife, nas principais plataformas digitais e no site www.interd.net.br .

Website: http://www.interd.net.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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