Categories: Comunicação

Pesquisa aponta: escovação previne a perda dentária

O estudo Condições de saúde bucal autorrelatadas entre adultos brasileiros: resultados das Pesquisas Nacionais de Saúde de 2013 e 2019, publicado na revista científica Epidemiologia e Serviços de Saúde, em setembro deste ano, com foco na análise das condições de saúde bucal de adultos brasileiros, apontou que houve um aumento na frequência da escovação, sendo superior a duas vezes ao dia. A pesquisa ainda constatou, que os casos de edentulismo, quando há a perda total ou parcial dos dentes permanentes, foi menor em pessoas que adotaram uma frequência maior de higienização bucal.

Em 2019, 93,6% dos participantes relataram escovar os dentes ao menos duas vezes por dia, sendo prevalente aqueles com ensino superior completo, renda familiar per capita com mais de três salários mínimos e residentes na zona urbana. O uso de escova, dentifrício e fio dental na higiene oral foi de 63% e esses dados foram identificados no público do sexo feminino, com  ensino superior completo e renda acima de três salários mínimos, também residentes na zona urbana. 

Os cuidados com a saúde bucal podem acabar sendo negligenciados por algumas pessoas por falta de recursos, como afirma a pesquisa. Mais da metade dos entrevistados que afirmam fazer a higienização oral mais vezes são escolarizados, diferente da outra parcela,  que não possui acesso a tantas informações e ferramentas para cuidar da saúde bucal, por isso, acabam tendo uma maior incidência de perda dentária. 

“Essas referências revelam muito sobre a condição bucal dos idosos. Alguns acreditam que é comum perder os dentes na terceira idade, que isso é um processo natural do corpo, mas na verdade não é. Quando bem cuidados, os dentes podem durar a vida inteira, dispensando o uso de próteses e implantes”, revela a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da clínica Odontologia Almeida (na Vila das Belezas, em São Paulo). 

A boca é uma ambiente repleto de bactérias e que precisa de higienização constante para o controle das mesmas, caso contrário, ocorrem o surgimento de doenças, como a cárie e inflamações na gengiva, que quando não tratadas levam a perda permanente dos dentes. “Além disso, esses problemas também podem agravar a saúde em geral do paciente, uma vez que eles facilitam a entrada de microrganismos na corrente sanguínea, atingem outros órgãos, e causam ou agravam doenças pré-existentes, como a pressão alta, infecções pulmonares e até doenças cardíacas”, alerta a especialista, que é membro da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

Investir em disseminação de conteúdo sobre saúde bucal em escolas, empresas, e outros locais é extremamente necessário para conscientizar as pessoas da importância desse hábito. Mas é preciso facilitar o acesso de todos os públicos a esse tipo de serviço, como em postos de saúde e clínicas, para ter  acompanhamento odontológico e o envelhecimento com menos perda dentária. 

“Além de ter as ferramentas necessárias para cuidar dos dentes, a população em geral precisa entender que o acompanhamento odontológico, mesmo que não haja uma doença instalada, é indispensável para prevenir o surgimento e a progressão da cárie, inflamações e infecções gengivais. No geral, as pessoas tendem a procurar o dentista somente quando há dor ou quebra do dente, mas essa mentalidade precisa ser mudada, pois a maioria dos dentes perdidos poderiam ser salvos se tivessem sido tratados a tempo”, conclui Patrícia Almeida. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Desperdício de água potável gera preocupação nos brasileiros

É preciso adotar práticas sustentáveis para garantir a disponibilidade desse recurso vital para as gerações…

16 horas ago

TD SYNNEX conclui a aquisição do negócio de migração para a nuvem da IPsense no Brasil

A aquisição fortalece a posição da TD SYNNEX e de seus parceiros de negócios na…

16 horas ago

Especialista ensina três treinos ideais para as férias

As séries de exercícios atendem a diversos níveis de condicionamento físico e podem ser realizadas…

16 horas ago

ABRH-MG anuncia os vencedores do Prêmio Ser Humano 2024

Premiação, que destaca projetos notáveis em várias modalidades, foi realizada em cerimônia fechada, no P7…

16 horas ago

Projeto aeroespacial americano da NASA promete retorno de até 5% ao ano

Adquirentes de cotas equity recebem Green Card para toda a família e após cinco anos…

16 horas ago

Neoenergia Coelba conclui linha de energia na BA

A linha de subtransmissão de interligação beneficia o Agronegócio Estrondo e a economia do oeste…

16 horas ago