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Pesquisa aponta que confiança é o fator principal na escolha de um banco

Presidente Prudente – SP 17/5/2021 – O levantamento mostrou que a confiança na instituição financeira e nos produtos e serviços oferecidos por ela é o principal fator de escolha dos consumidores.

De acordo com um recente levantamento feito pelo Instituto Plano CD, a pedido do Banco PAN, o principal fator que leva a maioria dos brasileiros a escolher um banco é a confiança, sendo a justificativa de 29% dos entrevistados das classes C, D e E.

O que o brasileiro leva em consideração na hora de escolher um banco?

O levantamento mostrou que a confiança na instituição financeira e nos produtos e serviços oferecidos por ela é o principal fator de escolha dos consumidores. Em segundo lugar vem a isenção de tarifas com 29%, seguida da preferência por bancos digitais, enquadrando 28% dos brasileiros.

Já entre as pessoas de alta renda entrevistadas, 43% responderam que o principal fator que influencia na escolha é o banco onde recebem o pagamento. Em segundo lugar, também aparece a confiança, apontada por 31%.

A pesquisa também apontou o aumento da confiança desses consumidores em relação aos bancos digitais, que estão cada vez mais em alta, oferecendo produtos e serviços muito atrativos para os brasileiros. 39% dos entrevistados responderam que a abertura de contas por meio de aplicativos é algo sem risco e 30% dizem ser confiável. A pesquisa foi realizada com mais de 1.500 pessoas. A margem de erro máxima era de 2,1%, com intervalo de confiança de 95%.

O que leva os bancos a aprovar uma solicitação de crédito do cliente?

Apesar de o consumidor poder escolher a instituição financeira na qual vai abrir uma conta, pedir um cartão de crédito, empréstimo ou outros produtos e serviços financeiros, os bancos também contam com um sistema de aprovação do cliente: a análise de crédito. 

A análise de crédito é um processo que os bancos realizam quando recebem uma solicitação de um produto ou serviço financeiro. Trata-se de uma avaliação do cliente, que constata se ele tem capacidade de assumir esse compromisso, além de definir quais taxas de juros que serão aplicadas e as condições de pagamentos oferecidas. Dessa maneira, a instituição se protege dos prejuízos e do aumento de inadimplência.

O processo de análise de crédito varia de acordo com cada banco, mas, de modo geral, eles consultam as seguintes informações sobre o solicitante: score de crédito, dados pessoais, restrições no nome, Cadastro Positivo e renda. 

Por isso é fundamental que o consumidor escolha um produto ou serviço adequado ao seu perfil, o que aumenta suas chances de ser aprovado pelo banco na análise de crédito. Por exemplo: se uma pessoa solicita um cartão de crédito Black, que geralmente só é oferecido para quem tem alta renda, mas ela recebe R$ 2 mil por mês, o seu pedido será negado, pois o cartão não se adequa ao perfil daquele usuário. 

Fintech auxilia consumidores a encontrar o produto financeiro mais adequado 

Com o objetivo de aumentar as chances de aprovação na análise de crédito, uma fintech do interior de São Paulo criou um marketplace que possui a tecnologia de consulta de score de crédito. Funciona da seguinte maneira: o usuário acessa o portal, consulta o score gratuitamente e, a partir desses dados e as informações cadastrais, o sistema indica os produtos e serviços financeiros mais adequados para o perfil de crédito daquele usuário e também para seu momento financeiro. 

O marketplace conta com milhares de opções de cartões de crédito, empréstimos, maquininhas de cartão e contas, emitidas pelos principais bancos do país, digitais ou não. Esse tipo de plataforma funciona como uma vitrine virtual, onde os consumidores têm acesso a vários produtos ou serviços diferentes em um só lugar. 

De acordo com os dados do E-commerce Brasil, 95% das pessoas que compram online, compram com frequência em marketplaces. Este setor ganhou ainda mais força na pandemia, graças à facilidade e praticidade que oferece aos consumidores. 

Website: https://www.foregon.com/blog

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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