Categories: noticias-corporativas

Pesquisa da ABVTEX registra elevação no uso da capacidade instalada das confecções e fábricas de calçados

São Paulo 18/12/2020 –

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) , entidade que reúne cerca de 100 das principais marcas do varejo de moda brasileiro, tem concentrado esforços em identificar as demandas neste momento da cadeia produtiva de seus associados. Desde o início da pandemia no País, os fornecedores participantes do Programa ABVTEX, têm participado das pesquisas enviando informações que possam orientar a proposição de medidas ao Governo que visam a redução dos impactos econômicos e sociais neste setor.

A pesquisa mais recente, realizada no final de outubro, indica uma melhora significativa no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) dos fabricantes de vestuário, calçados e acessórios como resultado do aumento dos pedidos dos varejistas.

Um percentual de 43,2% das fábricas registram entre 91% e 100% de ocupação; 15,4% têm entre 81% e 90% de ocupação; e 16,4% têm entre 71% e 80%. Os demais entrevistados revelam um nível de ocupação abaixo de 71%, conforme revela o gráfico abaixo.

Os níveis satisfatórios refletem a retomada do consumo, segundo Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. No entanto, ele alerta para a pressão por parte da indústria por aumento de preços. “Temos sentido esta pressão nos insumos: no algodão, aviamentos, elásticos, cartonagens para embalagens, entre outros. O maior impacto poderá ser sentido nas coleções de Outono/Inverno de 2021”, afirma.

Entre os respondentes, 56% das empresas afirmam que enfrentam algum problema de oferta de insumos e matérias-primas.

Considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno, o Programa ABVTEX atualmente soma 3.927 empresas fornecedoras e suas subcontratadas aprovadas, beneficiando diretamente mais de 324 mil trabalhadores formais com seus direitos garantidos.

Website: https://www.abvtex.org.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago