Categories: Comunicação

Pesquisa é usada para alertar médicos sobre cuidados com a saúde mental

Um estudo divulgado pelo Research Center, do núcleo de pesquisa da Afya, mostra que 69,4% dos médicos no Brasil já apresentaram sinais de depressão durante a vida. E para metade dos entrevistados a condição é uma realidade: 26,8% têm um diagnóstico atual e 23,4% manifestam sintomas, mas não fazem acompanhamento. O levantamento também revelou que a ansiedade é ainda mais comum, já que 79,6% apresentaram sintomas do transtorno.

Quando não tratada corretamente, a ansiedade pode virar uma adversidade e desencadear outros transtornos mentais, como a depressão, que acomete aproximadamente 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

“Não estamos bem como sociedade e essas pesquisas nos servem de alerta para rever nossos hábitos. Como médicos sabemos que precisamos investir em lazer, relacionamentos, exercícios e boa alimentação para equilibrar o lado profissional, mas como a maioria dos brasileiros sucumbimos a pressa do dia a dia e ficamos cada vez mais ansiosos”, analisa Tiago Simões Leite, diretor da Medplus.

Pediatra e gestor da área de saúde, o diretor da Medplus faz questão de levantar esse tema nas conversas com recém-formados e com os médicos que atuam por meio da prestadora de serviço. “Saúde mental é um assunto que precisa ser abordado de forma prática para ser eficiente. O Janeiro Branco nos dá um gancho para entrar na pauta, mas precisar ir além disso”, avalia Simões Leite. Segundo ele, falar com os colegas em horas informais ajuda a provocar a reflexão e a autoavaliação.

A preocupação, segundo ele, se justifica ao analisar que o nível de estresse ocupacional dos médicos brasileiros calculado na pesquisa da Afya fica acima de outras populações do mundo. “À medida que falamos sobre a necessidade de equilíbrio na vida para sermos bons profissionais, usando esses dados e exemplos pessoais, percebo que consigo levar a mensagem do autocuidado e sensibilizar os jovens médicos, que estão começando”, conta Simões Leite.

Sobre a MedPlus

Fundada por médicos em 2017, a Medplus intermedia a contratação de profissionais especializados para unidades de saúde públicas e privadas no Brasil. Está entre as maiores empresas do ramo atuando em todas as regiões do Brasil. Por meio de Sociedade em Conta de Participação (SCP) organiza o trabalho de mais de 5 mil médicos em cerca de 80 clínicas, Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e hospitais garantindo a realização de plantões e serviços ambulatoriais que beneficiam, em média, 600 mil pacientes por ano.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Começa a temporada para venda de ingressos dos Harlem Globetrotters hoje em sua turnê mundial de 2025

Em breve em cidades perto de você!Jersey Mike’s Subs é o patrocinador nacional oficial com…

17 horas ago

MidOcean Energy da EIG adquire participação adicional de 15% na Peru LNG da Hunt Oil Company

Investidor estratégico da MidOcean, Aramco, irá oferecer financiamento para investimento

17 horas ago

Camada de ozônio pode se recuperar em quatro décadas

Relatório destaca que eliminação global de produtos químicos ajuda a alcançar essa recuperação, mas queimadas…

17 horas ago

Tráfego pago acelera o crescimento nas vendas on-line

Grande volume de conteúdo disponível nas redes sociais faz da mídia patrocinada uma das principais…

17 horas ago

Dançaterapia promove cuidado integral do corpo, mente e alma

Também conhecida como terapia pela dança e movimento, o metódo é usado em contextos clínicos…

17 horas ago