Pesquisa inédita comprova: ser popular não significa ser influente

Cai por terra um dos mitos mais perenes da internet: aquele que diz que “ser popular é igual a ser influente”. Para investigar se popularidade se converte em influência, a Ipsos realizou o maior estudo sobre celebridades já feito no Brasil. Foram 2.000 pessoas entrevistadas (homens e mulheres com 16 anos ou mais) em todo o País, e 100 nomes de destaque avaliados, dentre eles 22 youtubers e bloggers.

“A Ipsos sempre ressalta a importância de entender mais profundamente as métricas; nesse caso, precisávamos ir além do conhecimento das celebridades e, por isso, investigamos também a influência e o fit de cada uma delas com as categorias”, me explica, com exclusividade, Carolina Tonussi, uma das responsáveis pelo estudo Ipsos The Most Influential Celebrities.

A grande “campeã” é a cantora Ivete Sangalo. A artista baiana é considerada a celebridade mais influente e popular do País.

Whindersson Nunes é o youtuber mais famoso e, Iberê Thenório, o mais influente.

O levantamento prova que a influência das personalidades não é proporcional à fama deles porque os critérios utilizados para medir a influência não são os mesmos usados para analisar a fama.

“A popularidade se refere muito mais ao quanto as personalidades são conhecidas e chamam a atenção do público, enquanto que a influência é mais qualitativa, sendo mais difícil de ser alcançada”, explica Carolina.

Além desta avaliação, a Ipsos também realiza globalmente a Pesquisa The Most Influential Brands, que traz o ranking das marcas mais influentes em diversos países, inclusive no Brasil.

Critérios

O estudo encontrou sete dimensões que explicam a influência: confiança, sucesso, comprometimento, modernidade, família, alegria/carisma e atração. Cada uma delas possui um peso na construção da influência, os mais importantes este ano são confiança e sucesso, respectivamente; enquanto atração (qualidades físicas) é a dimensão com menor impacto.

E também trouxe uma correlação entre os drivers e o seu impacto em diversas categorias de consumo, dentre eles: cerveja, alimentos, cafés, chocolates, fast food, jogos, tecnologia, moda, cuidados com o corpo, medicamento, automotivo e em temas como sexualidade, saúde, beleza, entre outros.

Para se ter uma ideia, as três categorias que os participantes da pesquisa mais relacionam à imagem do apresentador Rodrigo Hilbert são “alimentação, restaurante e família” – nesta ordem. Já as da atriz Thaís Araújo são: “cuidado com o corpo, beleza e moda”.

“Nós imaginávamos que a influência não era proporcional à notoriedade. Essa expectativa em relação aos resultados segue o mesmo racional para a lembrança e quantidade de views das campanhas, por exemplo. Nem sempre a quantidade significa resultado para a marca com qualidade. É preciso ir além das métricas puras de conhecimento / lembrança / views”, afirma Carolina Tonussi.

A pesquisa da Ipsos tem como público-alvo empresas que costumam comunicar e utilizar celebridades em suas ativações, também agências e até as próprias celebridades que querem entender sua performance como “marca”.

Compartilhe
0
0
Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Dirige a Tawil Comunicação, agência que fundou em 2010, em São Paulo. Eleito Nº1 Top Voices LikedIn. É vice-coordenador na Câmara de Comércio França-Brasil, conselheiro deliberativo no Instituto Capitalismo Consciente Brasil e conselheiro consultivo do Adus | Instituto de Reintegração do Refugiado. Foi escolhido o 1º Embaixador Corporativo Cabify Empresas no Brasil. Em veículos de comunicação, soma passagens por Jovem Pan, BandNews FM e Rádio Globo.

Recent Posts

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

15 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

15 horas ago

Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…

15 horas ago