Jornalistas brasileiros que estão no mercado de trabalho podem responder, pelos próximos dois meses, ao questionário organizado pelo programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da ESPM-SP. A pesquisa busca mapear a atuação do jornalista profissional no mercado brasileiro, levando-se em conta o impacto das tecnologias de comunicação em seu trabalho. A Abraji apoia a iniciativa.
Segundo a professora e coordenadora do programa, Maria Elisabete Antonioli, a pesquisa busca traçar um perfil e verificar quais são as novas possibilidades para o jornalista profissional brasileiro, que ampliou suas competências. “O mercado profissional para o jornalista se alterou radicalmente nos últimos tempos”, diz. “Embora os valores do jornalismo devam ser preservados, a prática se alterou”.
As perguntas incluem dados pessoais, como a faixa etária e a região do país na qual se trabalha, e questões relativas à vida e à rotina profissional. O questionário pode ser respondido em até dez minutos.
A intenção é divulgar as respostas do questionário em futuro evento (ainda sem data marcada) da ESPM-SP e da Abraji, diz Antonioli. Os resultados também servirão de base para relatórios e artigos acadêmicos.
Empreendimento investe em produção sustentável, rastreabilidade e bem-estar animal, com projeção de crescimento sustentável e…
ESET identificou o Telekopye, um kit de ferramentas que opera como um bot do Telegram…
Cerca de 22.000 alunos estudam na universidade; os principais eventos do próximo ano serão Creativity…
No Brasil, seis a cada sete indústrias (69%) fazem uso de tecnologia digital; Frederico Mourão,…
Companhia opera desde 2014 oferecendo soluções acessíveis de crédito digital
Air France iniciou os serviços de conexão direta entre Salvador e Paris em outubro. CEO…