Jornalistas brasileiros que estão no mercado de trabalho podem responder, pelos próximos dois meses, ao questionário organizado pelo programa de Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM) da ESPM-SP. A pesquisa busca mapear a atuação do jornalista profissional no mercado brasileiro, levando-se em conta o impacto das tecnologias de comunicação em seu trabalho. A Abraji apoia a iniciativa.
Segundo a professora e coordenadora do programa, Maria Elisabete Antonioli, a pesquisa busca traçar um perfil e verificar quais são as novas possibilidades para o jornalista profissional brasileiro, que ampliou suas competências. “O mercado profissional para o jornalista se alterou radicalmente nos últimos tempos”, diz. “Embora os valores do jornalismo devam ser preservados, a prática se alterou”.
As perguntas incluem dados pessoais, como a faixa etária e a região do país na qual se trabalha, e questões relativas à vida e à rotina profissional. O questionário pode ser respondido em até dez minutos.
A intenção é divulgar as respostas do questionário em futuro evento (ainda sem data marcada) da ESPM-SP e da Abraji, diz Antonioli. Os resultados também servirão de base para relatórios e artigos acadêmicos.
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