Quase 70% dos consumidores se dizem predispostos a comprar na Black Friday, de acordo com pesquisa do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, e da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
A Black Friday vai cair este ano na sexta-feira, 25 de novembro, e é tradição nos Estados Unidos, quando as lojas oferecem grandes descontos após o feriado de ação de Graças, sempre na quarta sexta-feira de novembro. No Brasil, a data está se tornando importante para o varejo.
Para 74,7% dos entrevistados, a oportunidade de comprar produtos de que necessitam a um preço baixo é o principal motivo para comprar na Black Friday 2016. Outros 13% vão aproveitar pra comprar presentes de Natal e 12,% pretendem comprar apenas para aproveitar as promoções, sem real necessidade.
O teleoperador Tiago Alves Santos, de 30 anos, é um dos que pretende aproveitar os descontos da Black Friday.
Os produtos que devem ser mais comprados este ano são roupas (indicadas por 36,9% dos entrevistados), celulares e smartphones (com 31,3% das intenções) e os calçados, com 30,6% das indicações.
Em média, os consumidores pretendem comprar entre três e quatro produtos e gastar cerca de mil e quatrocentos reais. O valor está 31% maior do que foi apurado no levantamento do ano passado.
A pesquisa entrevistou 828 consumidores de ambos os sexos, acima de 18 anos e de todas as classes sociais, nas 27 capitais brasileiras.