Categories: noticias-corporativas

Pesquisa revela alto nível de estresse entre crianças e adolescentes

4/11/2020 –

A pandemia transformou o comportamento das pessoas em diferentes âmbitos. Frente a esse cenário, hábitos saudáveis de crianças e adolescentes, como praticar atividade física, comer de forma equilibrada e manter uma rotina de sono e relaxamento psíquico acabam deixados de lado. Os resultados prévios de uma pesquisa aplicada em escolas em várias partes do país mostram números preocupantes. O levantamento aponta que, entre as crianças de 6 a 11 anos que participaram da pesquisa, 55,8% demonstraram nível de estresse alto e outras 38,5%, moderado. Dessas crianças, 23,5% indicaram que não estão sabendo lidar com esse estresse. Entre os adolescentes, 74% também apresentaram algum nível de estresse, com 11% deles reconhecendo que não estão conseguindo administrar bem a situação.

De acordo com uma das pesquisadoras, a assessora pedagógica de Educação Física do Sistema Positivo de Ensino, Juliana Landolfi Maia, tais alterações comprometem enormemente o bem-estar dos estudantes. “Mudanças de rotina que trazem impactos severos nos hábitos e comportamentos podem causar transtornos psicológicos como ansiedade, depressão e diminuição da motivação, tanto em crianças e jovens, quanto nos adultos”, alerta Juliana. A pesquisa faz parte do Projeto Fique Bem, elaborado pela equipe de assessores de Educação Física e Arte do Sistema Positivo de Ensino, em parceria com a PsiCOVIDa, uma força-tarefa formada por pesquisadores e professores universitários do Brasil e exterior.

O projeto tem como objetivo verificar a influência de práticas educativas para a motivação e adoção de comportamentos saudáveis e é aberto para todas as escolas que tiverem interesse em participar. O questionário aborda aspectos que indicam o nível de atividade física, comportamento alimentar, a qualidade do sono e a capacidade de enfrentamento do estresse de cada um. Até agora, a pesquisa já contou com a participação de 109 escolas, com mais de 3.200 questionários respondidos, entre alunos, pais e professores.

Segundo a pesquisadora, a partir dos resultados colhidos no estudo, as escolas têm a oportunidade de promover ações de desdobramento junto à comunidade escolar para que a percepção de bem-estar seja melhorada neste período de pandemia e na volta às aulas presenciais. “Os resultados, em alguns casos, já estão servindo como norteador para a elaboração de planos de trabalho junto aos alunos. Além disso, todos os participantes recebem um feedback individual após responderem a pesquisa. O projeto ficará em vigor até o final de novembro, portanto as escolas ainda podem participar”, destaca Juliana.

O Colégio CAD, em Sinop (MT), aderiu ao projeto e os dados referentes à participação de seus alunos mostraram que a ausência de atividades físicas estava comprometendo o bem-estar, principalmente dos adolescentes. Com o resultado da pesquisa em mãos, foi possível planejar e executar um plano de atividades de estímulo à prática de atividade física. Segundo o professor de Educação Física do colégio, Júlio César Liberali, por meio de desafios, os alunos estão sendo incentivados a se exercitar. “Nós temos lançado para os alunos do 6° ao 9° ano desafios com atividades como caminhada, andar de bicicleta, exercícios de agachamento, flexão, pular corda e os incentivamos a competirem entre si, como forma de engajamento. Pode parecer pouco, mas já produz uma enorme diferença na rotina do jovem e no estado emocional de cada um”, garante o professor.

Serviço:

Projeto Fique Bem

Público: aberto para escolas de todo o país

Prazo de participação: até novembro de 2020

Como: pesquisa disponível no site SPE com você https://specomvoce.com.br/fiquebem/

Website: https://sistemapositivo.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Premiado com o 2024 Tech Impact Award do VBHC

RIADE, Arábia Saudita, May 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital &…

5 horas ago

King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Premiado com o 2024 Tech Impact Award do VBHC

Saudi Arabia/Saudi Arabia 17/5/2024 - RIADE, Arábia Saudita, May 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O…

5 horas ago

Influenciadores impactam 49% das compras online, diz estudo

Uma pesquisa divulgada pela Sprout Social revelou que 49% daqueles que compram no e-commerce levam…

11 horas ago

Influenciadores impactam 49% das compras online, diz estudo

Estudo também aponta que número de inscritos é o principal fator para aumentar a confiança…

11 horas ago

ABB vai integrar projeto de lítio zero carbono

A empresa de automação ABB vai integrar um projeto de extração mineral em desenvolvimento na…

12 horas ago

ABB vai integrar projeto de lítio zero carbono

Empresa assina acordo com Vulcan Energy Resources para implantar usina geotérmica de eletricidade integrada à…

12 horas ago