O assunto do fim de semana, nas redes sociais, foi a matéria de capa da revista Veja, que chegou às bancas ainda na quinta-feira, 12, Dia das Crianças.
Com a chamada “Meu filho é trans”, a publicação pretende ampliar o diálogo em torno dos transgêneros, mostrando que eles fazem parte do cotidiano brasileiro, “e já não se pode fingir que não existem, apenas por não combinarem com o padrão”, pontua a jornalista Giulia Vidale, que assina a reportagem.
O estudo proposto pela matéria, como era previsto, causou um ‘sururu’ danado na internet. Políticos, pessoas sem condições de interpretação de texto e membros da tradicional família brasileira já registraram suas opiniões sobre o assunto com base apenas no título da capa.
E o blog meteu o bedelho nessa ferida sangrenta apenas para dizer que tá ficando cada vez mais difícil frequentar as redes sociais. Pouca gente ainda se importa em ler uma matéria/reportagem e só depois postar sua opinião.
Sem falar no imenso volume de compartilhamentos de notícias falsas (as ‘fake news’) que essas mesmas pessoas pulverizam diariamente, fertilizando a ideia de que o bom senso é um acessório em falta no mercadinho das ideologias.
Não, caro leitor, prezada leitora, ninguém aqui tá querendo defender, criticar ou abominar a ideologia de gênero, tampouco a revista supracitada. Precisamos de mais engajamento e pesquisa para defender este ou aquele ponto de vista ou veículo de comunicação.
O texto deste post é, como já disse mais acima, apenas um exercício de reflexão sobre o quanto estamos retroagindo no tempo, ao mesmo tempo em que nos imaginamos os mais sábios e inteligentes do universo digital – este terreno minado de egos e ódios, temporariamente protegido pelo frágil e inconsistente insulfilm opinativo. Pense nisso você também. A semana só está começando.
*Paulo Becknetter. Jornalista. Nos últimos anos, atuou como colunista de atualidades nos jornais BOM DIA Rio Preto (2007 a 2013) e Diário da Região (2013/14). Agora, oficialmente na web, a Coluna do Beck afina sua vocação para a comunicação diária, alinhando informação digital e bom humor na medida ideal.
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…
A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…
A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…