Categories: Comunicação

PEVS contribuem para a reciclagem adequada de vidro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, vidros são totalmente recicláveis e um dos que mais trazem benefícios ecológicos devido ao seu reaproveitamento com a logística reversa. De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), a destinação pós-consumo pode vir de diferentes formas, como produção de embalagens, produção de espuma e fibra de vidro e até mesmo bijuterias. Conforme índice realizado em 2018 pela Associação Brasileira da Indústria do Vidro (Abividro), 25,8% do vidro descartado de forma correta é reciclado.

Além do benefício ecológico, a reciclagem de vidro também gera benefício econômico, já que é um material que pode ser reciclado inúmeras vezes sem perdas no processo. De acordo com um levantamento realizado em 2019 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), somente os materiais recicláveis que são levados para os lixões, representam uma perda de 14 bilhões por ano, considerando que os mesmos poderiam gerar renda e receita para a população que trabalha com essa atividade.

Como o PEV pode ser a solução?

Como já previsto na Lei nº 12.305, de 2010, 3 esferas são responsáveis pela efetividade das ações para confirmar o seguimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos: o Poder Público, o setor empresarial e a coletividade.

É nesse contexto que os Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs) surgem em cidades de todo o Brasil. Conforme explicação da Gerente de Projetos, Camila Bortoletto da  Contemar Ambiental, empresa especializada em conteinerização, o objetivo desses PEVs é de auxiliar a população a fazer o descarte correto de materiais recicláveis. O ideal é que a população separe e descarte separadamente o lixo úmido do seco. Os secos, são os resíduos recicláveis que são materiais como papel, plástico, metal e, inclusive, o vidro, facilitando seu processo de reciclagem com a logística reserva.

Com isso, além de uma sociedade mais responsável, esse tipo de ação desencadeia pessoas mais conscientes em relação para onde vai seu próprio lixo e o motivo pelo qual sua separação correta traz benefícios para todo o mundo.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Janeiro branco reforça importância da saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…

20 horas ago

Governo muda regras para o leilão de energia em 2025

O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…

20 horas ago

Manpower abre vagas na área de produção e logística

Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…

20 horas ago

Andest do Brasil faz live gratuita sobre como evitar multas em SST no eSocial

Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…

20 horas ago

Custos de residenciais sênior chegam a R$ 20 mil em SP

Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…

20 horas ago

illumynt, uma empresa CNE Direct, anuncia a promoção de Jörg Herbarth como Diretor de Operações

illumynt, uma empresa da CNE Direct, sente o prazer de anunciar a promoção de Jörg…

20 horas ago