A “bancada do microfone” no Congresso Nacional poderá contar com um novo representante a partir de fevereiro de 2023. Isso porque um jornalista, que chegou a atuar como âncora em especial do ‘Jornal Nacional’, resolveu encerrar a história de 16 anos como colaborador de afiliada da Rede Globo de Televisão para — ao que tudo indica — investir na carreira política.
Leia mais:
- Os canais mais assistidos na TV paga
- Ex-CNN é contratado pelo BandNews
- Há 50 anos, a televisão brasileira ganhava cores
Por meio de postagens nas redes sociais, o apresentador Philipe Lemos e a emissora Rede Gazeta, parceira da Globo no Espírito Santo, confirmaram o fim da parceria profissional entre as partes. Além de divulgar a saída do jornalista, a equipe do canal de televisão aproveitou para sugerir que o comunicador foi quem decidiu deixar o dia a dia na imprensa de lado para se planejar para as eleições de outubro.
“Conforme consta no ‘Rede de Valores’, documento que reúne as nossas diretrizes éticas e editoriais, os jornalistas são proibidos de participar de qualquer atividade político-partidária, e em nenhuma hipótese funcionários podem ter sua imagem identificada com políticos ou partidos”, avisa a equipe de social media da Rede Gazeta. “Por aqui, a gente respeita a decisão pessoal de Philipe Lemos e lhe agradece pelos anos de bons serviços prestados”, prossegue o veículo de comunicação. “Ele comunicou aos colegas a intenção de ingressar na vida política”, enfatiza a empresa.
Na afiliada capixaba da Globo, Philipe Lemos atuava como apresentador do ‘ESTV – 1ª Edição’. A partir de agora, a atração seguirá com Rafaela Marquezini no comando — ela formava dupla com o colega que acaba de deixar a emissora. Fora da TV, Lemos deve, em breve, se filiar a algum partido político e, consequentemente, se candidatar a deputado federal pelo Espírito Santo, unidade federativa que tem direito a 10 cadeiras na Câmara dos Deputados. Tal informação foi divulgada em primeira mão por Letícia Gonçalves, colunista do jornal A Gazeta (que pertence ao mesmo grupo do canal televisivo).
O trabalho do jornalista é social. É de prestação de serviço! Todos os dias ajudamos a cuidar da cidade, da segurança pública, da educação — Philipe Lemos, provável candidato a deputado federal pelo ES
Sem confirmar que sairá candidato a algum cargo público em outubro, o jornalista usou o seu perfil no Instagram para abordar temas comuns no debate político brasileiro. “Durante esse tempo, pude mostrar minha essência, minha seriedade e comprometimento. O trabalho do jornalista é social. É de prestação de serviço! Todos os dias ajudamos a cuidar da cidade, da segurança pública, da educação. A cuidar de gente!”, publicou o comunicador.
Ver essa foto no Instagram
Philipe Lemos no ‘JN’
Agora na condição de ex-funcionário da Rede Gazeta, Philipe Lemos deixa o jornalismo — ao menos de forma momentânea — tendo a oportunidade de apresentar o ‘Jornal Nacional’ em mais de uma ocasião. Em 2019, quando o noticiário de maior audiência da televisão brasileira completou 50 anos no ar, ele foi escolhido por William Bonner para representar o Espírito Santo. Ele estreou na bancada do programa em setembro daquele ano, ao lado de Ana Lídia Daibes, de Rondônia. Os dois voltaram a formar a dupla de âncoras do ‘JN’ em uma edição de sábado em fevereiro de 2020.
Leia também: 2021 é o pior ano da história do ‘JN’ no Ibope
E mais: Juíza critica “delírios negacionistas” e nega prisão de Bonner
E ainda: Os 4 possíveis substitutos de William Bonner no ‘JN’