(Imagem: divulgação/Globo)
A “bancada do microfone” no Congresso Nacional poderá contar com um novo representante a partir de fevereiro de 2023. Isso porque um jornalista, que chegou a atuar como âncora em especial do ‘Jornal Nacional’, resolveu encerrar a história de 16 anos como colaborador de afiliada da Rede Globo de Televisão para — ao que tudo indica — investir na carreira política.
Por meio de postagens nas redes sociais, o apresentador Philipe Lemos e a emissora Rede Gazeta, parceira da Globo no Espírito Santo, confirmaram o fim da parceria profissional entre as partes. Além de divulgar a saída do jornalista, a equipe do canal de televisão aproveitou para sugerir que o comunicador foi quem decidiu deixar o dia a dia na imprensa de lado para se planejar para as eleições de outubro.
“Conforme consta no ‘Rede de Valores’, documento que reúne as nossas diretrizes éticas e editoriais, os jornalistas são proibidos de participar de qualquer atividade político-partidária, e em nenhuma hipótese funcionários podem ter sua imagem identificada com políticos ou partidos”, avisa a equipe de social media da Rede Gazeta. “Por aqui, a gente respeita a decisão pessoal de Philipe Lemos e lhe agradece pelos anos de bons serviços prestados”, prossegue o veículo de comunicação. “Ele comunicou aos colegas a intenção de ingressar na vida política”, enfatiza a empresa.
Na afiliada capixaba da Globo, Philipe Lemos atuava como apresentador do ‘ESTV – 1ª Edição’. A partir de agora, a atração seguirá com Rafaela Marquezini no comando — ela formava dupla com o colega que acaba de deixar a emissora. Fora da TV, Lemos deve, em breve, se filiar a algum partido político e, consequentemente, se candidatar a deputado federal pelo Espírito Santo, unidade federativa que tem direito a 10 cadeiras na Câmara dos Deputados. Tal informação foi divulgada em primeira mão por Letícia Gonçalves, colunista do jornal A Gazeta (que pertence ao mesmo grupo do canal televisivo).
O trabalho do jornalista é social. É de prestação de serviço! Todos os dias ajudamos a cuidar da cidade, da segurança pública, da educação — Philipe Lemos, provável candidato a deputado federal pelo ES
Sem confirmar que sairá candidato a algum cargo público em outubro, o jornalista usou o seu perfil no Instagram para abordar temas comuns no debate político brasileiro. “Durante esse tempo, pude mostrar minha essência, minha seriedade e comprometimento. O trabalho do jornalista é social. É de prestação de serviço! Todos os dias ajudamos a cuidar da cidade, da segurança pública, da educação. A cuidar de gente!”, publicou o comunicador.
Agora na condição de ex-funcionário da Rede Gazeta, Philipe Lemos deixa o jornalismo — ao menos de forma momentânea — tendo a oportunidade de apresentar o ‘Jornal Nacional’ em mais de uma ocasião. Em 2019, quando o noticiário de maior audiência da televisão brasileira completou 50 anos no ar, ele foi escolhido por William Bonner para representar o Espírito Santo. Ele estreou na bancada do programa em setembro daquele ano, ao lado de Ana Lídia Daibes, de Rondônia. Os dois voltaram a formar a dupla de âncoras do ‘JN’ em uma edição de sábado em fevereiro de 2020.
Leia também: 2021 é o pior ano da história do ‘JN’ no Ibope
E mais: Juíza critica “delírios negacionistas” e nega prisão de Bonner
E ainda: Os 4 possíveis substitutos de William Bonner no ‘JN’
Pesquisa realizada pela Vital Card traça um comparativo do valor do seguro em relação ao…
Com quase 84 milhões de ações em andamento, nova funcionalidade da plataforma busca auxiliar no…
Especialidade médica voltada para reabilitação usa abordagem holística para restaurar funcionalidade integral do paciente. O…
De acordo com o cirurgião plástico Dr. Murilo Secanho, cada vez mais pacientes vão em…
Prato vem ocupando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros; CEO da Polytec esclarece…
Levantamento da Abac aponta maior número de consorciados ativos no país e crescimento significativo em…