Categories: Comunicação

Planos de saúde são incompreendidos por 49% dos brasileiros

Uma pesquisa apresentada pela revista Veja, e realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Brasileira dos Planos de Saúde (Abramge), revelou um panorama preocupante sobre o entendimento dos brasileiros em relação aos planos de saúde. Com uma amostra de quase 1,6 mil participantes, o estudo questionou sobre quanto as pessoas conhecem a respeito das questões que cercam a saúde suplementar.

O diagnóstico concluiu que 49% dos entrevistados, seja com ou sem acesso aos benefícios, confessaram não compreender o funcionamento do sistema privado de saúde. A pesquisa ainda indica que 46% dos usuários admitiram não ter lido seus contratos com a devida atenção, o que pode acarretar prejuízos significativos na interpretação de coberturas e variações de preços.

Além disso, o desconhecimento generalizado, conforme o editorial, indica uma surpreendente aceitação do modelo atual. Aproximadamente 76% dos entrevistados demonstraram aprovação à afirmação: ‘Me interesso por fundos coletivos, como os planos de saúde, pois não tem como construir um país sem pensar na coletividade’.

Para o advogado especialista em direito de saúde e direito público, Thayan Fernando Ferreira, a falta de informação pode ter implicações sérias. “O desconhecimento acaba afetando diretamente a qualidade do atendimento e as decisões financeiras dos usuários, sem sequer que eles tenham conhecimento. Portanto, é imperativo destacar a necessidade urgente dos brasileiros se informarem minuciosamente sobre os planos de saúde que estão contratando”.

Essas revelações levantam questões cruciais sobre a necessidade de conscientização e educação para garantir que os brasileiros compreendam plenamente o funcionamento dos planos de saúde, um componente vital para a saúde e o bem-estar de toda a nação. Neste aspecto, conscientizar a população sobre os detalhes dos planos, desde os aspectos contratuais até o funcionamento do sistema coletivo é essencial para garantir uma escolha informada e alinhada às necessidades individuais.

Thayan, que ainda é membro da comissão de direito médico da OAB-MG e diretor do escritório Ferreira Cruz Advogados, ainda argumenta que antes de assinar um contrato é indispensável uma leitura minuciosa ou até mesmo a contratação de um profissional especializado. “Desinformação, combatemos com conhecimento. Então, acima de tudo, é importante que as pessoas entendam o que é o serviço contratado antes de assinar qualquer papel. Até porque, um contrato cria vínculo definitivo pelo período de tempo estabelecido. Uma vez que o documento esteja assinado, você tem um compromisso. Não é bom criar um vínculo se você não sabe do que se trata”, argumenta.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Ferramentas de IA turbinam resultados no marketing digital

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade no marketing digital. Três de cada quatro…

17 horas ago

Evento debate as lições de outras metrópoles para São Paulo

Em encontro promovido pela C21, arquitetos, urbanistas e desenvolvedores apresentam experiências de diversas cidades do…

17 horas ago

Estratégia de marketing se mostra importante para negócios

Uma estratégia de marketing eficaz cria conexões autênticas com o público, adaptando-se rapidamente às mudanças…

17 horas ago

ABI firma acordo com Organização de Comunicação Internacional da China Ocidental

Parceria visa lançar o Escritório de Ligação Bridging News Brasil

17 horas ago

Arklok já enviou mais de 36 mil quilos de lixo eletrônico para reciclagem

Empresa foi reconhecida por promover sustentabilidade no setor de TI por projeto na iniciativa Brasil…

17 horas ago

PROMAD apresenta integração com IA dentro do software de gestão jurídica

O Integra, software jurídico do PROMAD, integra o ChatGPT ao módulo de Publicações, visando aumentar…

17 horas ago