Categories: noticias-corporativas

Plataforma lança documentário sobre a voz das mulheres nos quadrinhos nacionais

São Paulo, SP 8/3/2021 – Mais de 20 mulheres deram depoimentos direto das próprias casas, em respeito aos protocolos de saúde e segurança relacionados à pandemia da Covid-19.

No último sábado (06/03), o segundo episódio da série documental A Importância do Quadrinho Nacional, produzida pelo Social Comics, foi lançado no YouTube, Instagram e Facebook da plataforma de HQs digitais. O tema do documentário, apresentado por Aline Diniz e Patricia Gomes, é a voz das mulheres na nona arte brasileira.

Mais de 20 mulheres, de diversas gerações e com trabalhos voltados para diferentes etapas de construção dos quadrinhos, assim como pesquisadoras e jornalistas, deram depoimentos para o documentário – todas direto das próprias casas, em respeito aos protocolos de saúde e segurança relacionados à pandemia da Covid-19.

Entre elas, estão Marina Takeda e Sousa, Adriana Melo, Sonia Luyten, Germana Viana, Natália Bridi, Marina Shoji, Lilian Mitsunaga, Helô D’Angelo, Gabriela Güllich, Marília Marz, Ju Loyola, Petra Leão, Thaís Carmo, Diana Salu, Marcela Godoy e Gabriela Franco. O roteiro é de Brendda Maria, enquanto as ilustrações e direção de arte são de Bennê de Oliveira.

O episódio fala sobre o trabalho das pioneiras nas HQs brasileiras, o surgimento de coletivos e eventos criados para reforçar a presença das mulheres, jornalismo e política em quadrinhos, mangás, pluralidade de gêneros, descentralização de narrativas e muito mais.

O Social Comics conta com diversos títulos de mulheres quadrinistas. Remy (Julia Bax), Beladona (Ana Recalde), Holy Avenger (Érica Awano) e os três primeiros capítulos de O Verão do Papa-Angu (Germana Viana) são alguns exemplos. A partir do Dia Internacional da Mulher (8/3), os quadrinhos clássicos da Magali – uma das mais conhecidas personagens femininas da história da nona arte nacional – passarão a ser publicados na plataforma, desde o primeiro. Outras duas HQs que entram na mesma data são Quando Você Foi Embora (Ana Cardoso) e Aconteceu Comigo (Laura Athayde).

Website: https://www.socialcomics.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

14 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

14 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

14 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

14 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

14 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

14 horas ago