O programa, que estreou em dezembro de 2022, já conta com mais de 20 episódios com aproximadamente 1 hora de duração e debate temas relevantes para comunidades escolares, discutindo os impactos da adoção de diferentes tecnologias nas instituições de ensino e apresentando as práticas adotadas pelos convidados.
O SejuntaCast, como é chamado, aborda temas como o desenvolvimento de competências socioemocionais na escola, como aproximar a família, como garantir a aprendizagem das novas gerações e sobre habilidades do futuro, entre outros assuntos relacionados à tecnologia e educação.
No primeiro episódio, “Por que utilizar tecnologias na educação?”, Guilherme Camargo (Fundador da Sejunta) e Yuri Ribeiro (Coordenador de Educação na Sejunta) receberam Adalberto Castro (Supervisor de Tecnologias da Escolas Premium do Grupo SEB) e Tatiana Mendes (Head de Tecnologia Educacional do Lourenço Castanho), quando foi discutida a importância da adoção de tecnologias na escola, destacando benefícios como a possibilidade de colocar o estudante no centro do processo de aprendizagem.
Entre diversos outros pontos, também foi destacado que a alfabetização e o letramento digital contribuem diretamente para a proteção da criança e do jovem no ambiente online em qualquer situação, pois desenvolve mecanismos como o pensamento crítico e a conscientização sobre a importância de se preservarem.
Ainda sobre o uso de tecnologias na escola, ele é seguro, com acessos restritos e focados apenas em conteúdos pedagógicos, e é um facilitador para a aprendizagem, pois traz mais motivação e engajamento aos estudantes, apoia a gestão da aula por meio de dados que permitem ao educador entender como cada aluno está se desenvolvendo e assim ajudar no preenchimento de eventuais lacunas e, principalmente, apoia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais para o futuro do trabalho, como criatividade, colaboração, capacidade de resolver problemas complexos em qualquer área, pensamento computacional e diversas outras para a formação de cidadãos críticos e protagonistas de sua própria história.
Os convidados, durante o programa, também refletiram sobre alguns desafios, como o enfrentamento do medo do desconhecido, a aplicação da tecnologia com significado e não apenas de forma substitutiva e a necessidade de formação continuada dos educadores, contando suas experiências de como superar tais questões na implementação das tecnologias.
Cada episódio do Sejuntacast aborda um tema diferente, com convidados que atuam ativamente no mercado de educação e que estão vivendo na prática o que é discutido no programa, abordando assuntos que vão desde reflexões sobre as razões de adotar tecnologias na educação até a definição de indicadores de sucesso para o projeto.
A Sejunta, empresa de tecnologia especializada em educação e idealizadora do podcast, acredita que a educação é um movimento coletivo e que é importante compartilhar, ouvir e aprender para que novas culturas digitais sejam criadas, atendendo às necessidades de cada comunidade escolar.
O programa pode ser encontrado no YouTube, Spotify e Apple Podcast, e está disponível neste link.
Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…
A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…
Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…
VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, a principal empresa de negociação…
Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…
Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…