Ponte Jornalismo lança crowdfunding para produzir grandes reportagens

Nesta segunda-feira, 20, a Ponte Jornalismo – site independente de notícias de segurança pública, Justiça e direitos humanos – lança campanha de crowdfunding por meio da plataforma Catarse. O objetivo do projeto é levantar, em 60 dias, R$ 130 mil, que serão usados para manter estrutura mínima de redação por seis meses, além da produção de três grandes reportagens especiais.

A campanha é tematizada com o slogan “Fortaleça a Ponte Jornalismo”. Por meio da página da “vaquinha online”, os apoiadores do jornalismo independente podem contribuir com qualquer valor e receberão recompensas de acordo com a quantia doada. O dinheiro arrecadado será dividido para cinco diferentes projetos: R$ 80 mil para produção de matérias, R$ 15 mil para pagar a taxa do Catarse, R$ 13 mil para a produção de recompensas, R$ 10 mil para custos com infraestrutura e R$ 10 mil para custos fixos como locação, contabilidade e transporte.

Fundada em março de 2014, a Ponte Jornalismo é responsável por inúmeras denúncias, furos e diversas reportagens especiais. “Entretanto, nunca ganhamos um tostão por isso. Até agora, nosso trabalho tem sido voluntário. Não temos do que reclamar. Tem sido muito gratificante e motivo de orgulho para todos nós. Mas, para seguirmos adiante, tornando o projeto de fato viável, precisamos de dinheiro. Precisamos de você”, dizem os idealizadores da iniciativa.

Já na tarde do primeiro dia de campanha, a Ponte Jornalismo contou com cerca de 37 colaborações, atingindo a marca de R$ 2.975. O crowdfunding terá a duração de 60 dias, sendo 19 de maio o último dia que a plataforma aceitará doações para a campanha jornalística. Por meio da página do site independente no Catarse é possível verificar as recompensas disponível para cada valor doado e tutorial de como apoiar os idealizadores no projeto.

De acordo com os responsáveis pela campanha de financiamento coletivo, integrantes de movimentos sociais, familiares de vítimas de violência policial, artistas, jornalistas e defensores de direitos humanos enviaram vídeos de apoio à campanha, que serão veiculados nas redes sociais. Entre os colaboradores estão profissionais da imprensa como Gregório Duvivier, Guilherme Boulos, Helena Katz, Juca Kfouri e Leonardo Sakamoto.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago