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Por que o Marketing Digital não Funciona?

2/12/2016 –

As empresas e profissionais estão cada vez mais usando o marketing digital por meio das redes sociais e mídia programática para divulgarem os seus produtos e serviços. A utilização do marketing digital, está sendo o plano A para muitas empresas e empreendedores individuais nesse momento de crise no Brasil.

Segundo pesquisa realizada pela Forma Editora, os empresários estão apostando cada vez mais em marketing e propaganda digital. Segundo o levantamento, mais da metade dos entrevistados estão olhando a crise como oportunidade. Para 61,6% os investimentos em Marketing e Relacionamento digital deverão aumentar no ano que vem.

Cada dia que passa, aparecem mais ferramentas que procuram aproximar o marketing digital e profissionais – o que permite que muitos acabem se considerando especialistas. Porém, nem sempre os projetos criados trazem o retorno desejado. Por isso é importante tomar cuidado para não desperdiçar a verba da empresa ou do seu cliente da forma errada.

Renato Luís Rosa, consultor e especialista no mercado digital , explica os 7 erros mais comuns que esses profissionais fazem ao criar e veicular uma campanha digital. Confira:

#1 – Considerar o Marketing Digital (MD) uma ferramenta simples
Marketing Digital é um método de vendas exclusivo para a Internet. Muito pode-se aplicar ao marketing tradicional, mas todo o método é voltado para a internet. Como método, não basta assistir meia dúzia de vídeos e concluir que está pronto para empreender digitalmente nos moldes do MD. Demanda desenvolver o aprendizado dos métodos e conhecer as ferramentas do negócio (que são muito diferentes das usuais).

#2 – Eu vou ficar milionário rapidamente
MD não faz milagres. Para se aplicar o MD e obter resultados é necessário desenvolver uma estratégia específica que parte desde definir missão, visão e valores do projeto até definir qual o investimento compatível com o resultado esperado no lançamento do produto e/ou serviço na internet. Em síntese, é um negócio.

#3 – Muitos projetos simultâneos
Este método é sim complexo e exige atenção quase que exclusiva. Desta forma, pensar em colocar todos os projetos de uma única vez para rodar é um GRANDE ERRO. Não que todos os projetos não possam constar na internet por meio do MD, porém é fundamental que sejam inseridos 1 a 1.

#4 – Meu sobrinho sabe fazer sites
Não se trata de sites. Site é uma das coisas que são utilizadas para impulsionar o negócio. Portanto, a pessoa, sim, vai precisar de uma equipe ou pelo menos deter conhecimento de diversas ferramentas digitais (o que fará, neste último caso, fazer o projeto se estender um pouco mais para ser aplicado).

#5 – Começa e Para, Começa e Para…
MD é sobretudo o marketing de conteúdo. E um dos maiores erros que posso observar está no fato da pessoa não se dedicar de forma contínua ao projeto. Ao criar uma FANPAGE ela precisa ser nutrida constantemente, se possível todos os dias. Ao criar um canal do Youtube pelo menos 1 vez por semana precisa de um novo vídeo. E assim com outros formatos de mídias sociais já existentes ou que ainda serão criadas.

#6 – Eu não vou contar para ninguém
Curiosamente este mercado é extremamente amplo e o que mais vemos são os chamados concorrentes desenvolverem parcerias incríveis. Então o conceito de caixa totalmente fechada não se aplica neste negócio.

#7 – O “pulo do gato” eu não passo para ninguém
Mais um erro grosseiro. Este negócio é de relacionamento, e para que um relacionamento flua é fundamental que se desenvolva a confiança. No mundo virtual isso ocorre quando a outra parte (futuro cliente) percebe um valor agregado à alguma coisa. Por isso não é incomum ver tantos bônus na internet. Nunca se viu tantos presentes online. E o mais interessante é que você baixa um ebook gratuito e muitas vezes pensa, quem seria louco de passar uma informação tão boa como essa sem cobrar. Daí começasse a troca: conteúdo x confiabilidade.

O Rosa, normalmente chamado por seus clientes e parceiros, trabalha com consultoria em projetos de marketing digital e aplicação de estratégias em negócios online. O profissional e sua equipe fazem o acompanhamento de todo o processo em reuniões online, buscando agilidade no processo de construção do negócio e trabalhando com um número reduzido de clientes para garantir maior qualidade de entrega.

Para conhecer mais sobre a consultoria prestada por Renato Rosa – ou simplesmente “O Rosa” – acesse a página oficial (www.renatoluis.com.br) ou acompanhe suas dicas pelo Facebook (www.facebook.com/renatomdigital) e FanPage l (https://business.facebook.com/TiParaAutonomos).

Website: http://www.renatoluis.com.br/

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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