A velocidade do desenvolvimento da tecnologia é exponencial. Existem teorias que mostram isso, como a Lei de Moore (que diz que a capacidade de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses com a tecnologia embarcada neles) a Lei de Buttee (a velocidade da comunicação dobra a cada nove meses com wi-fi, 4G, 5G etc) e a Lei de Kryder (a capacidade de armazenamento por centímetro quadrado sobra a cada 13 meses).
Não são teorias de TI. Isso está acontecendo ao seu redor. Pense na velocidade dos computadores; na conexão com á internet de hoje — por mais que a gente reclame, é possível assistir à Netflix em HD com certa tranquilidade; e nos pen drives, que são muito menores do que antes e armazenam muito e têm muito mais capacidade de armazenamento.
O que isso significa?
Que a tecnologia está ao redor de quem faz comunicação e marketing digital. O profissional dessas áras precisa se atualizar constantemente. Para Alexandre Valdivia, cofundador e co-CEO da Alice Wonders, esse processo passa por uma familiaridade maior com a tecnologia.
“Profissionais deveriam ser inquietos e buscar novidades. Eles precisam olhar a tecnologia de maneira mais profunda. Não é entender necessariamente toda a tecnologia que está por trás, mas saber como as pessoas podem usá-la. Os profissionais precisam deixar de olhar para essas soluções como uma coisa pontual, mas como algo escalável e que tem impacto no negócio para transformar a empresa no longo prazo”, recomenda Alexandre.
Ele aponta, ainda, que os produtos digitais estão mais acessíveis, em custo e na descoberta das suas respectivas aplicações e benefícios. É possível entender o funcionamento de alguns produtos digitais em fóruns, conversando com especialistas ou mesmo fuçando os manuais dessas ferramentas que fazem — ou estão prestes a fazer — parte da sua rotina.
Para o profissional de marketing, hoje em dia, interesse é uma palavra-chave para essa transformação. E agilidade é outra — no sentido de se adaptar às mudanças e associá-las ao que vinha sendo feito e ao que está sendo produzido.
Um novo perfil profissional se consolida nesse meio, então, que compreende algumas qualidades essenciais para acompanhar o dinamismo da transformação no marketing digital:
A conversa com Alexandre Valdivia foi tema da edição #266 do Podcast-se, que você ouve abaixo.
O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já tem quase 300 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…