A velocidade do desenvolvimento da tecnologia é exponencial. Existem teorias que mostram isso, como a Lei de Moore (que diz que a capacidade de processamento dos computadores dobra a cada 18 meses com a tecnologia embarcada neles) a Lei de Buttee (a velocidade da comunicação dobra a cada nove meses com wi-fi, 4G, 5G etc) e a Lei de Kryder (a capacidade de armazenamento por centímetro quadrado sobra a cada 13 meses).
Não são teorias de TI. Isso está acontecendo ao seu redor. Pense na velocidade dos computadores; na conexão com á internet de hoje — por mais que a gente reclame, é possível assistir à Netflix em HD com certa tranquilidade; e nos pen drives, que são muito menores do que antes e armazenam muito e têm muito mais capacidade de armazenamento.
O que isso significa?
Que a tecnologia está ao redor de quem faz comunicação e marketing digital. O profissional dessas áras precisa se atualizar constantemente. Para Alexandre Valdivia, cofundador e co-CEO da Alice Wonders, esse processo passa por uma familiaridade maior com a tecnologia.
“Profissionais deveriam ser inquietos e buscar novidades. Eles precisam olhar a tecnologia de maneira mais profunda. Não é entender necessariamente toda a tecnologia que está por trás, mas saber como as pessoas podem usá-la. Os profissionais precisam deixar de olhar para essas soluções como uma coisa pontual, mas como algo escalável e que tem impacto no negócio para transformar a empresa no longo prazo”, recomenda Alexandre.
Ele aponta, ainda, que os produtos digitais estão mais acessíveis, em custo e na descoberta das suas respectivas aplicações e benefícios. É possível entender o funcionamento de alguns produtos digitais em fóruns, conversando com especialistas ou mesmo fuçando os manuais dessas ferramentas que fazem — ou estão prestes a fazer — parte da sua rotina.
Para o profissional de marketing, hoje em dia, interesse é uma palavra-chave para essa transformação. E agilidade é outra — no sentido de se adaptar às mudanças e associá-las ao que vinha sendo feito e ao que está sendo produzido.
Um novo perfil profissional se consolida nesse meio, então, que compreende algumas qualidades essenciais para acompanhar o dinamismo da transformação no marketing digital:
A conversa com Alexandre Valdivia foi tema da edição #266 do Podcast-se, que você ouve abaixo.
O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já tem quase 300 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras.
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…