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Pós-pandemia: tecnologia molda nova era da Educação

Conteúdos digitais e ferramentas de avaliação de aprendizagem são colocados a serviço do ensino e aprendizado para além da sala de aula

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20/10/2020 –

A avaliação da aprendizagem sempre foi uma etapa importante no processo de ensino e aprendizado dos alunos, mas em tempos de educação remota, essa verificação ganhou ainda mais destaque e relevância. De acordo com especialistas, o ato de avaliar a aprendizagem de um aluno é uma forma de tornar o ensino mais produtivo e satisfatório. “A avaliação é um instrumento que deve ser colocado a serviço da aprendizagem do aluno. Ela deve contribuir para que o educador consiga fazer uma análise e decidir quais ações pedagógicas deverão ser tomadas durante o processo de ensino”, afirma Daniel Moreira, diretor geral da Positivo Soluções Didáticas.

Em tempos de aulas presenciais suspensas, em que o professor não está fisicamente junto do aluno, estabelecer boas práticas que garantam uma avaliação assertiva, e precisa de cada aluno, tornou-se fundamental. Segundo Moreira, a tecnologia pode facilitar e muito esse processo, oferecendo ao professor ferramentas adequadas para garantir uma boa avaliação. Pensando nesse contexto, a Positivo Soluções Didáticas dispõe de uma nova ferramenta de avaliações com um dos maiores bancos de questões do país. São mais de 90 mil questões classificadas por disciplina e nível de dificuldade, que vai permitir a professores e alunos se beneficiarem com avaliações mais consistentes, diante da nova realidade tecnológica.

Investir em recursos avançados que garantam, e potencializam, o aprendizado é mesmo o caminho para a Educação do futuro. Com a experiência forçada de ensino remoto provocada pela pandemia, as escolas e os educadores comprovaram algo que já se imaginava: que a aprendizagem também pode acontecer fora de sala de aula. E nesse cenário, a forma como os alunos têm acesso ao conteúdo a ser aprendido é determinante. “Entendemos como fundamental que o aluno tenha acesso ao conteúdo de onde eles estiverem e da forma que for mais conveniente para ele, seja pelo pc, laptop, tablet ou celular”, reforça Moreira.

Para muitos alunos e pais, a pandemia mostrou que o conhecimento deve estar ao alcance da mão, a um clique. “Nós estamos atualizando a nossa versão de livro digital para 2021. O projeto foi pensado desde a sua origem para ser 100% digital. Não se trata de uma versão online do livro físico, mas sim um conteúdo totalmente interativo, com links, simuladores, mapas e vídeos, para ampliar a experiência do aluno”, detalha o diretor.

Se a internet nos permite viajar sem sair de casa, por que uma aula de Geografia não pode se transformar numa jornada pela fronteira entre o México e os Estados Unidos, por exemplo? “Ao interagir com o conteúdo de forma mais completa e eficiente, o aluno consegue tornar o aprendizado uma experiência única e prazerosa”, completa.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

Website: https://sistemapositivo.com.br/

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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