O atacante Neymar pode trocar o Barcelona, da Espanha, pelo Paris Saint-Germain, da França. A possível negociação tem agitado as redes sociais e o jornalismo esportivo brasileiro e europeu ao decorrer das últimas horas. No início da tarde desta terça-feira, 18, o nome do craque é o item mais buscado no Google no país e aparece na primeira posição no trending topics mundial, a lista dos assuntos mais comentados no Twitter. Por enquanto, veículos da imprensa divergem sobre o rumo da negociação.
Correspondente do Esporte Interativo na Catalunha, Marcelo Bechler entrou ao vivo no ‘Conexão EI’ exibido na manhã desta terça para dizer que, com a equipe da emissora, levantou que o atacante “aceitou uma proposta” do PSG, sigla pela qual o clube parisiense é conhecido. Demonstrando preparo para a possibilidade de negativas públicas, o jornalista informou que a diretoria do Barcelona “nega veementemente” a saída do atleta. “[Ele] será jogador do Paris Saint-Germain ainda nesta temporada”, cravou o repórter.
Neymar, Barcelona e repercussão
Ao repercutir na internet a afirmação de seu correspondente, o Esporte Interativo marcou que o conteúdo em questão é “exclusivo” – inclusive aparecendo na manchete principal do site da marca. Com o destaque relacionado ao atacante, outros sites falaram da possível ida de Neymar para o PSG. Títulos como Zero Hora, iG, O Tempo, Lance e R7 comentaram o assunto e creditaram que o jornalista da emissora esportiva foi o responsável por bancar ao público de que o principal jogador da seleção brasileira decidiu mudar o rumo na carreira.
Divergência no jornalismo esportivo brasileiro
Enquanto o Esporte Interativo crava que Neymar jogará a temporada 2017-2018 pelo Paris Saint-Germain, outros sites vinculados a emissoras esportivas são mais cautelosos. O site da ESPN chega a afirmar que o “principal jornal esportivo da França, o L’Équipe deu uma freada nas especulações” sobre a negociação. O Globoesporte.com, por sua vez, ressalta a declaração do vice-presidente do time catalão, Jordi Mestre. O dirigente disse ter “200% de certeza” na permanência do jogador brasileiro. Em seus textos, as páginas de ESPN e Globoesporte.com não mencionam o EI.
Conteúdo relacionado…
- Futebol na TV: proposta prevê negociação coletiva de cotas
- Em parceria com a Soundview, projeto une humor e futebol em programas na web
- Dupla une jornalismo, futebol e cerveja no YouTube
- Facebook garante: falar de futebol para mulheres é bom para marcas
Parceiro de conteúdo da Carta Capital, o Chuteira F.C publicou reportagem assinada por Luis Augusto Monaco. O material apresentado foca em detalhes da negociação envolvendo PSG, Barcelona e Neymar. De acordo com a matéria, o time francês demonstrou interesse de dar ao atacante brasileiro o maior salário do mundo do futebol. “O PSG oferece 40 milhões de euros (R$ 148 milhões) por ano ao craque. Isso supera o que Tevez fatura na China (38 milhões de euros, o equivalente a R$ 140,6 milhões), derrubando o argentino para o segundo lugar no ranking dos jogadores mais bem pagos”, informa.
Detalhes do “sim” de Neymar ao PSG
Em seu blog no site do Lance, o mesmo Marcelo Bechler do Esporte Interativo apresenta detalhes de como foi a negociação entre as partes envolvidas e porque o atacante brasileiro resolveu trocar de clube. Confira a íntegra do texto do jornalista:
http://blogs.lance.com.br/marcelo-bechler/2017/07/18/os-detalhes-do-sim-de-neymar-ao-psg/