Essa é uma pergunta que vejo com frequência, principalmente em comentários de matérias e posts sobre entrevistas de emprego. E a resposta para ela é simples: sim. O mais complexo é identificar o melhor momento para fazer isso e a forma adequada de abordar o(a) recrutador(a). Por isso, separei recomendações para você se sentir confortável ao cobrar um retorno de um processo seletivo.
Nunca aborde o recrutador antes do prazo informado. Esperar dois dias após a data é suficiente. Caso o(a) entrevistador(a) não mencione nenhum dia, espere pelo menos uma semana para fazer contato. Esse tempo é mais do que suficiente para que alguma decisão tenha sido tomada, mesmo que seja a de adiar ou cancelar o processo.
Dê preferência para o e-mail, já que é menos invasivo e, caso o recrutador tenha esquecido para qual vaga você se candidatou, ele tem tempo de buscar as informações antes de dar uma resposta. Se vocês já tiverem trocado mensagens, entre em contato respondendo o último e-mail. Isso pode ajudar a refrescar a memória do entrevistador.
Caso você não tenha o e-mail do recrutador, utilize exatamente o mesmo meio que ele usou para falar com você: se o contato foi uma ligação, sinta-se à vontade para ligar; se foi por WhatsApp, envie uma mensagem – evite áudios, porque muita gente se incomoda com eles.
Agora que você decidiu que é o momento de abordar o recrutador e por qual meio você vai fazer isso, considere os seguintes pontos durante a conversa ou mensagem:
– apresente-se usando referências para que o recrutador se lembre de você: diga o seu nome, processo do qual está participando, dia e local da entrevista;
– agradeça pela oportunidade;
– pergunte se o processo segue em andamento;
– diga que ainda tem interesse na vaga e coloque-se à disposição;
– reforce que aguarda um retorno;
– agradeça a atenção.
Se mesmo assim o recrutador não responder, é o momento de desistir. Infelizmente, muitos profissionais não conseguem dar a atenção necessária a essa etapa de um processo seletivo. Isso acontece por diferentes razões, como falta de tempo, de cuidado ou desatenção. Acredito que se todos(as) os(as) candidatos(as) cobrarem um retorno, os recrutadores passarão a ter uma postura mais proativa. Por isso, não se iniba em buscar uma resposta.
Com ações de preservação e turismo consciente, a região se destaca como um exemplo de…
O Impulse for Shared Services Teams, foi criado pelo IEG para atender nas necessidades de…
Com a elevação progressiva dos índices de radiação UV por conta das mudanças climáticas, a…
Dados do teste de idiomas PTE da Pearson revelam que a maioria dos candidatos brasileiros…
Para construir com segurança em Steel Frame é essencial um planejamento rigoroso, com cálculo preciso…
Foz tem expectativa de ocupação superior a 90% na rede hoteleira; sócio-proprietário do Del Rey…