Acredito que todo mundo tenha sido impactado pela situação complicada que temos vivido no País, de alguma forma: ou foi demitido, ou teve um parente demitido, ou os ganhos diminuíram… Mas, embora seja um momento complicado, é possível ser bem sucedido. Tudo depende da forma como nos preparamos para uma crise ou como agimos quando dela chega.
O primeiro ponto é saber quais são as suas obrigações e responsabilidades no trabalho. É muito comum os profissionais terem apenas uma ideia disso ou deduzirem quais são suas atividades e o que é esperado deles pelos líderes. Isso acontece porque muitos não têm o seu job description detalhado e/ou um planejamento individual. Sem essas informações, é complicado saber que caminho seguir e, assim, avaliar se os resultados obtidos por um profissional estão contribuindo com os objetivos da empresa. Em momento de crise, saber disso é ainda mais importante.
Quando essa questão é resolvida, chega o momento de deixar isso claro para o mundo. Assim, além de realizar, é preciso compartilhar. E as redes sociais são uma poderosa aliada. Divulgar um novo projeto, um novo cliente, o sucesso de um evento etc são essenciais para que sua rede de contatos e, em alguns casos, os contatos dos seus contatos, saibam tudo o que tem feito e quantas conquistas tem conseguido.
A internet também pode ajudar você em um contato mais próximos com sua rede de relacionamento. Aproxime-se ou reaproxime-se das pessoas. Conte para elas o que tem feito, procure saber também de suas conquistas e celebre. Lembre-se de que deve criar um diálogo e não fazer um monólogo. As pessoas gostam de falar de si, de sentir que estão sendo ouvidas e, ao agir dessa forma, você as incentiva a continuar a conversa e a se lembrarem de você, o que é essencial para garantir a nossa sobrevivência em tempos de crise.