Posso ser bem sucedido na crise?

Acredito que todo mundo tenha sido impactado pela situação complicada que temos vivido no País, de alguma forma: ou foi demitido, ou teve um parente demitido, ou os ganhos diminuíram… Mas, embora seja um momento complicado, é possível ser bem sucedido. Tudo depende da forma como nos preparamos para uma crise ou como agimos quando dela chega.

O primeiro ponto é saber quais são as suas obrigações e responsabilidades no trabalho. É muito comum os profissionais terem apenas uma ideia disso ou deduzirem quais são suas atividades e o que é esperado deles pelos líderes. Isso acontece porque muitos não têm o seu job description detalhado e/ou um planejamento individual. Sem essas informações, é complicado saber que caminho seguir e, assim, avaliar se os resultados obtidos por um profissional estão contribuindo com os objetivos da empresa. Em momento de crise, saber disso é ainda mais importante.

Quando essa questão é resolvida, chega o momento de deixar isso claro para o mundo. Assim, além de realizar, é preciso compartilhar. E as redes sociais são uma poderosa aliada. Divulgar um novo projeto, um novo cliente, o sucesso de um evento etc são essenciais para que sua rede de contatos e, em alguns casos, os contatos dos seus contatos, saibam tudo o que tem feito e quantas conquistas tem conseguido.

A internet também pode ajudar você em um contato mais próximos com sua rede de relacionamento. Aproxime-se ou reaproxime-se das pessoas. Conte para elas o que tem feito, procure saber também de suas conquistas e celebre. Lembre-se de que deve criar um diálogo e não fazer um monólogo. As pessoas gostam de falar de si, de sentir que estão sendo ouvidas e, ao agir dessa forma, você as incentiva a continuar a conversa e a se lembrarem de você, o que é essencial para garantir a nossa sobrevivência em tempos de crise.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

7 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

7 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

7 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

7 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

7 horas ago